Prefeitura vai doar veículos a entidades assistenciais

A Prefeitura vai fazer a doação de 12 veículos para entidades assistenciais do município. O anúncio foi feito pelo prefeito Pedro Wosgrau Filho, nesta quinta-feira (23), durante o repasse de R$ 338,2 mil às instituições conveniadas às Fundações Proamor e Fapi. A entrega dos cheques aconteceu na Biblioteca Pública Municipal Bruno Enei. Os veículos estão sendo adquiridos com recursos da Zona Azul e, segundo o prefeito, a meta é entregar outros carros durante o ano. “Vamos atender a todas as entidades que precisam de um veículo para desenvolver o seu trabalho”, afirmou Wosgrau. O prefeito lembrou que a administração conseguiu sanar as dívidas da Zona Azul e, a partir de agora, todo o lucro do sistema será direcionado para a aquisição desses carros. De acordo com Jefferson Luiz Villalba, presidente do Recanto Espírita Maria Dolores, que irá receber dois veículos – um deles adaptado para o transporte de pessoas com deficiência – a doação é motivo de comemoração. “É um presentão, pois assim ganhamos mais autonomia e podemos dar mais atenção ao próprio portador de necessidades especiais, que é o nosso grande objetivo”, disse.Wosgrau também declarou que está confirmado para breve o início das obras do Centro de Esporte e Lazer para Portadores de Deficiência, que será construído próximo ao Complexo Ambiental Governador Manoel Ribas. A obra, orçada em R$ 2,5 milhões, visa garantir um espaço para lazer, recreação e a prática de esportes, especialmente projetado para a pessoa com deficiência. “Temos informações de que essa é a primeira obra no Brasil com estas características”, ressaltou.INVESTIMENTOO repasse de recursos realizado nesta quinta-feira corresponde ao mês de março e beneficiou mais de 30 entidades. Com esse repasse, a soma de recursos municipais encaminhados às entidades durante os 15 meses da atual administração ultrapassa R$ 5 milhões. Para o secretário municipal de Assistência Social, Edílson Baggio, o valor é expressivo e revela a seriedade do gerenciamento da coisa pública por parte dessa gestão, “apesar do grau de dificuldade financeira que o Município vive”.“Tudo isso mostra o reconhecimento da administração municipal ao esforço das entidades que promovem o atendimento daqueles que necessitam da assistência social”, comentou o secretário. O apoio do município às entidades vai além do repasse financeiro. Baggio enfatizou que a distribuição de alimentos, através do Banco de Alimentos do Serviço de Obras Sociais (SOS), chegou a mais de 100 mil quilos de alimentos, nos últimos 10 meses. E através da Unidade de Produção de Alimentos – UPA – foram repassados perto de 1 milhão de pães, 150 mil pacotes de leite e 5 mil quilos de macarrão.Para a presidente da Associação de Proteção à Menina – Apam –, Helena Mezzomo, a parceria com a Prefeitura é fundamental. “Sem esse convênio não poderíamos realizar nosso trabalho”, disse. Ela comentou ainda que as ações da entidade, viabilizadas pelo apoio da administração municipal não beneficiam apenas as meninas atendidas, mas também suas famílias. Atualmente, a Apam atende 300 meninas.