Município e Cargill garantem continuidade do “Fura-Bolo”

Integração, criatividade, parceria e bons resultados. Esses são os principais pontos das ações que o governo princesino tem adotado, em relação à Educação. Como exemplo disso a prefeitura de Ponta Grossa e a Fundação Cargill renovaram, no último sábado pela manhã, durante solenidade num hotel da cidade, convênio para a manutenção do programa Fura-Bolo. Estabelecido em 1999, o Fura-Bolo é um programa de apoio ao Ensino Fundamental. Com uma abordagem criativa do processo de ensino-aprendizagem, o programa tem como proposta é educar, emocionar, formar e divertir as crianças das comunidades em que a empresa atua, por meio do resgate da cultura popular e estímulo à leitura.Um dos meios para se chegar a esse resultado é a distribuição de livros, trazendo ao universo escolar contos, adivinhas, poemas, anedotas, trovas populares e brincadeiras com palavras.Os ótimos resultados obtidos com a parceria entre a Fundação Cargill e a Prefeitura, e que levaram os dois lados a manter o programa, são em grande parte devido aos voluntários, funcionários da empresa que se interessam em participar das atividades prescritas. O corpo de voluntários inclui desde recém-contratados até funcionários com mais de 30 anos de casa. Eles organizam atividades extracurriculares com os livros, nas escolas participantes, que permanecem no programa por três anos.Representando o município durante a solenidade de assinatura do convênio, o prefeito Pedro Wosgrau Filho externou sua alegria em participar daquele ato, por testemunhar a alegria e a determinação dos voluntários que trazem o Fura-Bolo para a realidade das escolas de Ponta Grossa. Já a secretária municipal de Educação Zélia Marochi, disse admirar profundamente o programa Fura-Bolo, especialmente porque os voluntários fazem uso da literatura. “Os livros têm de ganhar asas nas mãos de nossas crianças”. O Fura-Bolo, anota Zélia, através dos professores e dos voluntários tem condições de envolver as famílias dos alunos e talvez, provocar um adulto a voltar aos bancos escolares. E essa facilidade, completa Zélia, “a Prefeitura Municipal proporciona, pois as Escolas Municipais estão localizados em pontos estratégicos na cidade”. A secretária destacou ainda a importância do vínculo afetivo com aquele que ensina, “pois a afetividade é um fator preponderante no aprendizado”.Coordenadora dos projetos da Fundação Cargill, Denise Cantarelli afirmou que o programa Fura-Bolo agora prepara material para as crianças de seis anos que, a exemplo de outras grandes cidades, em Ponta Grossa, deverão freqüentar o primeiro ano do primeiro ciclo. Com isso, anota ela, o programa passa a atender uma faixa etária que ainda não estava incluída em seu rol de ações.