Ponta Grossa já tem alojamentos para finais dos Jogos Abertos e da Juventude

Com a expectativa de participações destacadas nos Jogos Oficiais do Paraná 2006, Ponta Grossa já tem os locais de alojamentos para as finais dos 20º Jogos da Juventude do Paraná (Jojup’s), que serão realizados entre os dias 18 e 26 de agosto na cidade de Pato Branco, e dos 49º Jogos Abertos do Paraná (JAP’s), programados para o período de 15 a 23 de setembro em Maringá.Os professores Milton Anfilo, diretor de Esportes, e Hélio Dias Filho, chefe da Divisão Técnica da Secretaria Municipal de Esportes e Recreação (SER), estiveram visitando as cidades-sede no início da semana, a fim de definir as escolas que estarão recebendo os pontagrossenses. Em Pato Branco foi escolhido o Colégio Estadual La Salle, enquanto em Maringá será utilizado o Colégio Estadual Gerardo Braga. “Durante dez dias, tanto nos Jojup’s quanto nos JAP’s, estes locais serão a ‘casa’ dos nossos atletas, técnicos, dirigentes e pessoal de apoio. Assim, é fundamental que, além de um número suficiente de salas de aula e sanitários, as escolas também possuam estrutura para a instalação da cozinha e refeitório, assim como o departamento médico”, informa Milton.Nos últimos anos, tanto Maringá como Pato Branco realizaram edições dos Jogos Oficiais e não devem encontrar maiores dificuldades para receber as delegações de cerca de cem municípios que participam das etapas decisivas das duas mais importantes competições poliesportivas do Estado.Antes de pensar nas finais, entretanto, algumas equipes terão que passar pelas disputas regionais. Casos do basquetebol e do voleibol feminino, que nos Jojup’s do ano passado foram rebaixados e precisam passar pela Fase Regional, que acontecerá entre os dias 26 de maio e 3 de junho, nas cidades de Céu Azul e Rebouças; ou do futebol e handebol, que há algum tempo não aparecem na Divisão “A” dos JAP’s, e terão que disputar a Fase Regional em Telêmaco Borba, no período de 23 de junho a 1º de julho.Desde o ano passado, a maioria dos atletas das seleções de Ponta Grossa estão integrados à Lei de Incentivo ao Esporte. Segundo o secretário Carlos Roberto Ferreira, também estão sendo firmadas parcerias com clubes e ligas, viabilizando a participação de Ponta Grossa nas competições das federações, que servem como base para a preparação das equipes. “Já assinamos convênios com o Ponta-Lagoa no basquetebol e tênis, além do Santa Paula/Guarani no futsal, que certamente servirão para o fortalecimento do nosso esporte”, completa o secretário.