Feira oferece 10 toneladas de peixe

A segunda edição da Feira do Peixe, que começa hoje (quarta-feira) no Parque Ambiental, em promoção da Associação dos Piscicultores dos Campos Gerais, com apoio da Prefeitura Municipal de Ponta Grossa e da Emater, vai oferecer 10 toneladas do produto até sexta. Os estandes foram montados ontem e hoje, até o meio-dia, devem chegar os suprimentos para comercialização, segundo expectativa dos organizadores. De acordo com o secretário municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, Laertes Sidney Bianchessi, ontem forma concluídos os trabalhos prévios e a perspectiva é que seja ultrapassada com folga a marca de oito toneladas de pescado comercializadas em 2005. Uma das razões para esse incremento, segundo Laertes, é o preço acessível. “Teremos tilápia e carpa sendo vendidas a R$ 4 o quilo”, explica Laertes, lembrando que serão oferecidas também outras espécies de peixes de água doce, produzidos em tanques e viveiros de Ponta Grossa e de municípios vizinhos.Além dos estandes de venda dos peixes, a Feira contará ainda com uma praça de alimentação e com as ofertas de 25 pequenos agroindustriais, ligados ao programa de suporte à agroindústria caseira, desenvolvido também pela Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente.De acordo com Laertes, todas as feiras que recebem apoio do município, como a da Uva, da Agroindústria Caseira e do Peixe, integram a política do governo Wosgrau Filho de incentivo à produção nas pequenas propriedades e, ao mesmo tempo de oferta de produtos de qualidade, a preços acessíveis, à população.“Nós usamos esse programa de abastecimento como instrumento de apoio à atividades desses pequenos produtores, tanto para dar vazão à sua produção, e fazer com que alcancem a condição de obter preços melhores do que teriam com o produto posto na origem, usando também essas ações para propagar essas atividades e incentivar a sua disseminação, como alternativa para geração de renda em pequenas propriedades”. Assim também, explica Laertes, a oferta desses produtos em eventos públicos leva quem já está no setor a buscar melhorias técnicas e ampliar sua produção e também estimular eventuais novos empreendedores. “Por outro lado, esse programa também é instrumento de apoio ao nosso plano de abastecimento, porque permite oferecer produtos de boa procedência, da nossa região, recém-fabricados ou – no caso – recém-pescados, a um preço bastante razoável, que normalmente é mais atrativo do que o praticado normalmente no mercado”. De acordo com o secretário, além desse efeito direto, as Feiras ocasionalmente também atingem o próprio mercado estabelecido, que reduz seus preços aos patamares praticados pelos feirantes: “a feira acaba puxando os preços para baixo, e a população ganha desse jeito também”.Embora as vendas sejam abertas a partir das 15h de hoje, a abertura oficial, na presença do secretário Laertes e possivelmente do prefeito Pedro Wosgrau, está marcada para as 19h. Estarão presentes também produtores de toda a região e representantes da Associação dos Piscicultores dos Campos Gerais. A comercialização de pescados, nesta quarta-feira, vai até as 22. Amanhã (quinta-feira), as vendas serão feitas das 8 às 22h e, na sexta-feira, apenas das 8 às 11h.