Agricultura promove cursos de Qualificação Rural

A Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente está dando continuidade aos cursos do Programa de Qualificação Rural, que já capacitou gratuitamente mais de 400 pessoas desde 2005. De acordo com o secretário municipal de Agricultura, Laertes Bianchessi, o objetivo do programa é levar aos trabalhadores rurais, principalmente aqueles que atuam com agricultura familiar, possibilidades de aprimoramento, a fim de garantir geração de renda e melhor qualidade de vida. Nesta terça-feira (18), acontece o curso de Agricultura Orgânica, no Instituto João XXIII, das 8 às 17 horas. O curso, que começou nesta segunda-feira, aborda a produção de olerículas orgânicas na propriedade rural de forma sustentável.Entre os tópicos que estão sendo abordados estão a escolha da área, preparo, conservação e fertilidade do solo, planejamento de produção, comercialização e mercado.Na quarta (19) e quinta-feira (20) será realizado o curso de Operação e Manutenção de Tratores Agrícolas. Neste curso, os participantes irão aprender técnicas corretas para a operação, regulagem e manutenção de tratores. Fazem parte do conteúdo aspectos como normas de segurança na operação de tratores agrícolas, conhecimentos técnicos para operação e regulagem do trator, manutenção preventiva, entre outros. O curso acontece no Centro de Treinamento Rural (CTR), das 8 às 17 horas. Os dois cursos contam com a parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar – e do Sindicato Rural de Ponta Grossa.Também está em andamento, em parceria com a Secretaria Municipal de Qualificação Rural, o curso de Corte e Costura, em Itaiacoca. O curso segue até dia 20, no salão da Igreja do Carazinho. Estão sendo abordados o desenvolvimento de técnicas e habilidades para a confecção de roupas.Para maio, estão previstos os cursos de Artesanato em Palha de Milho, na comunidade de Carazinho, em Itaiacoca, e Derivados da Mandioca, na comunidade de Pinheirinho. Também estão programados para acontecer, na seqüência, os cursos de Caprinocultura, Corte e Costura e Artesanato em Palha de Milho, em Roça Velha – Itaiacoca.QUALIFICAÇÃODesde o lançamento do programa, no ano passado, foram beneficiadas 25 comunidades da zona rural. Foram desenvolvidos cursos como Plasticultura, Ovinocultura, Compotas e Conservas, Operador de colheitadeira, Fruticultura, Piscicultura, Apicultura, Segurança no trabalho, Manejo de solos, Aplicação de agrotóxico, Derivados do leite, Bovinocultura de leite.Com realização da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, são parceiros do programa a Secretaria Municipal de Qualificação Profissional, Sindicato Rural, Senar, Instituto João XXIII, Conab, 13º BIB, Cefet, Iapar e Divisão de Segurança do Trabalho da Prefeitura.