Ginásio Borell du Vernay terá obras concluídas antes da abertura dos 22º JEM

A primeira etapa das obras de recuperação do Ginásio de Esportes Borell du Vernay deverão ser encerradas a tempo para a utilização daquele espaço nos 22º Jogos Estudantis Municipais (JEM), que acontecerão entre os dias 20 e 28 de maio. Ontem (17), o secretário Carlos Roberto Ferreira, dos Esportes e Recreação do Município, visitou o local e recebeu do engenheiro Marinho, da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, a confirmação de que o novo piso de madeira da quadra estará pronto em dois dias, e que no início de maio o local estará sendo liberado para os treinamentos das equipes de basquetebol e para a disputa dos JEM.Com mais de meio século de existência, o ginásio foi construído entre os anos de 1947 e 1950 e concluído entre 1956 e 1960, o “Borell” teve a sua primeira grande reforma apenas em 1994. Agora, depois de ficar interditado por dois anos, o grande palco do basquetebol paranaense ganhou a sua maior revitalização, com a recuperação do telhado (400 metros de novas telhas) e o reforço dos arcos de sustentação da estrutura de madeira. Está sendo trocado o piso da quadra poliesportiva, foi construída uma nova cozinha e banheiros para portadores de necessidades especiais, com a troca das louças e metais dos sanitários do andar térreo, além da pintura de 4.500 metros quadrados, correspondente a todas as instalações do prédio. No acesso pela Avenida Vicente Machado, está sendo refeita a calçada.Segundo Ricardo Matusiak, que trabalha na reforma piso, foram utilizados 150 metros de madeira com 7 centímetros de largura e 13 mil pregos, com 80 mil marteladas. Também foi feito tratamento anticupim na madeira utilizada para fazer a base e o tablado.InscriçõesAs inscrições dos 22º JEM já estão abertas e deverão ser realizadas via internet, no endereço eletrônico www.pontagrossa.pr.gov.br/jem2006. O coordenador técnico, professor Carlos Henrique Pedroso, alerta que o último prazo para confirmação será o dia 2 de maio, quando os representantes das escolas deverão comparecer ao Ginásio de Esportes Oscar Pereira, com as listas para a confirmação da inscrição. “Este é o procedimento padrão, que vem sendo adotado já há quatro anos. Se houver alguma dificuldade para abrir os programas, ou mesmo acessar o site, nós estamos à disposição para solucionar os problemas, diariamente, das 13 às 18 horas, na SER, ou através do telefone 3220-1426”, afirma Pedroso.São mais de 160 os estabelecimentos de ensino de Ponta Grossa que podem participar dos JEM, com as escolas municipais representando mais da metade deste total, com 88 escolas. O karatê, que está na programação dos Jogos da Juventude do Paraná, será disputado pela primeira vez e o ciclismo volta a ser colocado entre as opções esportivas. A interpretação poética é mais uma atividade cultural, que se soma à interpretação musical, à performance teatral e ao concurso de desenho, assim como a maratona intelectual é um evento diretamente ligado à Educação.Vinte e quatro modalidades estão sendo ofertadas nesta vigésima segunda edição: atletismo, basquetebol, ciclismo, desenho, performance teatral, interpretação poética, futsal, futebol, ginástica rítmica, interpretação musical, handebol, judô, karatê, maratona intelectual, mini-basquete, mini-futsal, mini-handebol, mini-vôlei, natação, queimada, tênis de mesa, voleibol, vôlei de praia e xadrez.O cronograma prevê a realização do Congresso Técnico no dia 3 maio; com o desfile de abertura confirmado para o dia 20, às 15 horas, no Ginásio de Esportes Oscar Pereira, com o início das competições acontecendo no mesmo dia, às 18 horas. No encerramento, será mantida a tradição, com as finais da interpretação musical e a entrega da premiação aos campeões dos cinco grupos acontecendo no Cine-Teatro Ópera, no dia 28 de maio, a partir das 15 horas.