Campanha de vacinação do idoso começa dia 24

Será realizada de 24 de abril a 5 de maio a Campanha Nacional de Vacinação do Idoso. A campanha, coordenada pelo Ministério da Saúde, visa imunizar as pessoas com mais de 60 anos contra o vírus Influenza, causador da gripe. Em Ponta Grossa, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a meta é vacinar pelo menos 70% da população alvo, estimada em 25,5 mil pessoas no total. A vacina é gratuita e estará disponível em todas as unidades de saúde do município. “É importante que as pessoas que fazem parte do público alvo procurem uma unidade de saúde para tomar a vacina, que visa reduzir as complicações decorrentes da gripe”, alerta a enfermeira Úrsula Kemmelmeier, da Divisão de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde. A campanha é realizada pelo Ministério da Saúde desde 1999. A vacina é administrada em dose única e o idoso deve tomá-la todos os anos para garantir a imunização.No ano passado, o índice de cobertura vacinal chegou a 74,8% em Ponta Grossa. Segundo Úrsula, a maior aceitação está entre os idosos com menos de 70 anos. “O preconceito deve ser deixado de lado, pois os benefícios da vacina já são comprovados”, ressalta a enfermeira.Dados da Organização Mundial de Saúde – OMS – apontam que em duas décadas o Brasil será o sexto país do mundo com a maior população de idosos. Após sete anos de mobilizações nacionais em campanhas de vacinação para os idosos e 77 milhões de doses de vacina contra Influenza administradas, o Programa Nacional de Imunizações já identifica alguns importantes benefícios desta ação como a contribuição para um envelhecimento saudável e a introdução da saúde preventiva na cultura nacional.Além da vacinação nas unidades de saúde, a Secretaria de Saúde realiza a vacinação domiciliar para idosos com impossibilidade de locomoção. Nesses casos, o agendamento pode ser feito pelos telefones 3225 5754 ou 3220 1225. No dia 29 de abril – sábado – será realizado o Dia Nacional de Vacinação do Idoso, quando todas as unidades de saúde do município estarão abertas das 8 às 17 horas.GRIPEA Influenza (gripe) é uma doença infecciosa aguda de natureza viral, altamente contagiosa, que acomete o aparelho respiratório e cuja ocorrência se observa em maior intensidade ao final do outono e durante o inverno. Estima-se que aproximadamente 600 milhões de pessoas por ano apresentam um episódio de gripe, segundo dados da OMS. Os idosos, em especial os portadores de doenças crônicas, são alvo de sérias complicações causadas pela gripe como pneumonias, doença pulmonar ou cardíaca crônica, podendo levar a óbito.