Prefeitura dá prazo para manutenção de túmulos

Proprietários ou detentores de concessões de túmulos nos cemitérios municipais São José e Santa Luiza, que não promoveram obras de recuperação ou manutenção desses espaços naquele campo santo têm menos de 90 dias para se manifestar. Alerta nesse sentido vem sendo feito através de cartazes e comunicações, nos próprios cemitérios, por parte da administração municipal. Trata-se, segundo o secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, Olímpio Malucelli Filho, de uma medida para fazer com que os proprietários ou detentores de concessões recuperem, restaurem ou ao menos deixem em condições os túmulos dos principais cemitérios de Ponta Grossa. Para que os detentores desses espaços não possam alegar desconhecimento, a Secretaria de Obras, através do Serviço Funerário Municipal, identificou cada um dos túmulos que devem ser recuperados com uma marca em tinta vermelha. No Cemitério São José, há cerca de 400 sepultaras assinaladas e, no Santa Luzia, mais de 500, segundo os registros da Secretaria de Obras.Quem descumprir o prazo estipulado, segundo o secretário, terá seu nome incluído num edital de chamamento que será publicado em vários locais, concedendo um novo termo. Ao final desse novo prazo, se não forem tomadas as providências devidas, o poder público vai reassumir a titularidade das concessões. Isso porque, explica Geraldo Kapp, diretor do Departamento de Serviços Urbanos, os dois cemitérios já estão completamente tomados, e existem diversos túmulos que há muitos anos não são mais visitados e – ainda mais significativo – não recebem qualquer manutenção.Ao final do novo prazo, explica Kapp, funcionários do Serviço Funerário Municipal vão abrir as tumbas, retirar os restos mortais e os colocar num ossuário, onde serão catalogados e deixados à disposição das famílias. Os espaços até então ocupados serão, dentro da ordem de requisição e solicitação, cedidos a novos interessados. O diretor do Departamento de Serviços Urbanos diz que o interesse do governo é tanto melhorar o visual e a segurança dos cemitérios, como atender ao grande número de pessoas que procuram o Serviço Funerário em busca de espaços nesses dois campos santos.Até agora, segundo Kapp, o resultado da marcação dos túmulos tem sido excelente: dezenas de famílias já procuraram o Serviço Funerário Municipal, e muitas já começaram as obras de recuperação e manutenção dos túmulos. “Muita gente está atendendo à nossa convocação e voltando a cuidar dos túmulos”, revela Kapp. Dentro de algumas semanas a Secretaria de Obras deve divulgar a relação dos túmulos e concessões que ainda estão com situação pendente.