Encontro discute atendimento a vítimas de violência sexual

Será realizado nesta terça-feira (16), às 19 horas, na Associação Médica de Ponta Grossa, o Encontro de Capacitação para Atendimento a Vítimas de Violência Sexual. Promovido através do Programa Municipal de DST/Aids, do Instituto de Saúde Ponta Grossa, o evento visa capacitar os profissionais envolvidos em todas as fases do atendimento a essas vítimas. De acordo com Inês Chuy Lopes, assistente social do programa, após esse encontro será realizada nova etapa de sensibilização de profissionais da área de saúde, nos dias 1o e 2 de setembro. “O objetivo é preparar esses profissionais para o atendimento em geral da vítima de violência sexual, passando por aspectos como o acolhimento desse paciente, o tratamento e o acompanhamento”, explica Inês.A primeira palestra do encontro será proferida pela promotora de Justiça de Tibagi, Ivana Ostapiv Rigailo, que vai falar sobre ‘Aspectos jurídicos no atendimento a vítimas de violência sexual’. Na seqüência, Cléa Elisa Lopes Ribeiro, médica infectologista responsável pelo serviço de Atendimento a Vítimas de Violência Sexual do Hospital das Clínicas de Curitiba abordará o tema ‘Protocolo de Atendimento a Vítimas de Violência Sexual’. O Protocolo terá implantação imediata, tendo como referência no município de Ponta Grossa, para adultos o Hospital Municipal e, para crianças e adolescentes, o Hospital da Criança Prefeito João Vargas de Oliveira. O encontro tem o apoio da Associação Médica de Ponta Grossa.