Sábado será “Dia D” de vacinação do idoso

Neste sábado, dia 29, equipes de saúde estarão mobilizadas para a realização do Dia Nacional de Vacinação do Idoso contra a gripe. Em Ponta Grossa, todas as unidades de saúde estarão abertas das 8 às 17 horas. A campanha teve início na segunda-feira e, de acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde, até esta quinta-feira (27), 5,2 mil doses da vacina foram aplicadas, o que representa 20,3% da população alvo. A meta é vacinar, até o dia 5 de maio, pelo menos 70% dos 25,5 mil idosos com mais de 60 anos que hoje residem no município.Segundo a enfermeira Úrsula Kemmelmeier, que integra a coordenação da campanha na cidade, o “Dia D” foi instituído com o objetivo de atender a demanda, levando em conta que muitas pessoas que fazem parte do público alvo ainda estão, ou dependem de quem está, no mercado de trabalho. “Assim, todos podem ter a oportunidade de tomar a vacina”, considera Úrsula.Também estarão abertas neste sábado as unidades de saúde da zona rural: Uvaia, Pinheirinho, Planalto, Guaragi, Biscaia, Cerrado Grande e Vila Velha. Uma equipe da secretaria estará realizando a vacinação no Asilo São Vicente de Paula. Ainda no “Dia D”, nas regiões atendidas pelo Programa Saúde da Família, 15 carros estarão levando profissionais para a vacinação domiciliar, direcionada a idosos que encontram-se impossibilitados de locomoção, por problemas de saúde. Até esta quinta-feira, a Secretaria de Saúde registrou 150 solicitações de vacinação domiciliar. Aqueles que não podem dirigir-se a uma das unidades de saúde devem fazer o agendamentopelos telefones 3225 5754 ou 3220 1225.VACINAA vacina é repassada ao município pela 3ª Regional de Saúde, em frascos com 10 doses. Segundo Úrsula, a estimativa é que as doses encaminhadas sejam suficientes para atender a demanda.A meta do Ministério da Saúde é vacinar, em todo o país, 11 milhões de brasileiros de 60 anos ou mais. A vacina contra a gripe diminui o risco de contrair a doença em até 90% dos casos, leva duas semanas para produzir efeito e deve ser tomada todos os anos.A Influenza (gripe) é uma doença infecciosa aguda de natureza viral, altamente contagiosa, que acomete o aparelho respiratório e cuja ocorrência se observa em maior intensidade ao final do outono e durante o inverno. Estima-se que aproximadamente 600 milhões de pessoas por ano apresentam um episódio de gripe, segundo dados da OMS. Os idosos, em especial os portadores de doenças crônicas, são alvo de sérias complicações causadas pela gripe como pneumonias, doença pulmonar ou cardíaca crônica, podendo levar a óbito.