CARNAVAL 2010 Desfile leva cerca de 10 mil pessoas para a avenida

         O desfile das escolas de samba de Ponta Grossa levou para a avenida Vicente Machado cerca de 10 mil pessoas, na noite de sábado (13). A primeira escola a entrar na avenida foi a Baixada Princesina, seguida da Águia de Ouro, Ases da Vila e Globo de Cristal. Juntas, as agremiações levaram para o desfile 670 pessoas.

As escolas tiveram um tempo mínimo de 25 minutos e o máximo de 35 para atravessar a avenida durante o desfile. Todas cumpriram com a regra do tempo. A escola Nova Princesa não desfilou este ano em razão da morte de seu presidente, Miguel Mazurek. Ele foi lembrado pela organização do Carnaval de Ponta Grossa, que prestou um minuto de silêncio por sua morte.

 

 

Este ano houve a competição e no desfile de sábado os quesitos enredo, comissão de frente, mestre-sala e porta-bandeira, evolução carros alegóricos, fantasias e adereços, samba enredo e bateria foram julgados por 12 jurados. A apuração das escolas de samba e a divulgação do resultado acontecem neste domingo (14), ás 15h, no Cine Ópera. As agremiações vencedoras serão premiadas com troféus para o primeiro, segundo e terceiro lugares.

Outro diferencial do Carnaval 2010 foi um maior tempo de preparo das escolas, devido à verba já programada ainda no Carnaval de 2009. Com recursos antecipados, as escolas puderam apresentar um bom desempenho na avenida. “O desfile superou nossas expectativas. Isso mostra o amadurecimento e a evolução natural das escolas de samba de Ponta Grossa. Certamente o desfile de 2012 será melhor ainda”, avaliou a secretária de Cultura e Turismo, Elizabeth Schmidt.

A Baixada Princesina abriu o desfile com o enredo “Guaranis e africanos guardam a fonte da vida – Água e Liberdade’. A escola foi formada por 120 integrantes, sendo 40 deles na bateria. A segunda escola foi a Águia de Ouro, que conseguiu aplausos dos foliões que assistiam ao desfile devido ao tema escolhido. A escola levou para a avenida o enredo “Sob um manto alvinegro paz e amor: sou Operário Ferroviário de coração, ele volta a primeira divisão”. Os 120 integrantes da escola entraram animados com o desfile e com a conquista da primeira divisão do campeonato paranaense.

Após a Águia de Ouro, foi a vez da Ases da Vila desfilar, sob o enredo “A batalha dos bois guerreiros em terra de cultura e paz”, numa alusão ao Festival Folclórico de Parintins, Amazonas,  onde competem as agremiações Boi Garantido e Boi Caprichoso. A bateria fez os jurados levantarem e sambarem ao som do enredo. Desfilaram pela Ases da Vila 180 integrantes.

A quarta e última escola a desfilar foi a Globo de Cristal, que levou o maior número de pessoas para avenida: 220 foliões. O enredo escolhido pela agremiação foi “Recordar é Viver: a história do Carnaval passado que não volta mais – futuro que brilhará eternamente”. Na segunda-feira (15), as quatro escolas voltam para a avenida, quando receberão os prêmios.