PG terá mais 40 radares e 400 câmeras de vigilância

Para conter avanços de sinal – a infração de trânsito mais comum em Ponta Grossa – e o excesso de velocidade, e para permitir um monitoramento permanente de pontos críticos da cidade, Ponta Grossa terá em no máximo 60 dias novos equipamentos eletrônicos de vigilância. O presidente da Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte, Edmir José de Paula, anunciou nesta quinta-feira que está sendo licitada a aquisição ou comodato de 400 câmeras de vigilância e pelo menos 40 novos radares. Estes, além de vias de tráfego intenso e expresso, com a função de fiscalizar eventuais abusos de velocidade, serão também instalados em cruzamentos estratégicos, onde é comum o avanço de sinal vermelho. Já as câmeras, segundo Edmir, serão distribuídas por vários pontos da cidade, entre os quais alguns logradouros públicos, como a Estação Rodoviária e cercanias do Cemitério Municipal, e trechos de rua, como a Avenida München e o calçadão da rua Coronel Cláudio. As imagens captadas por essas câmeras serão monitoradas por uma equipe da Guarda Municipal que está atualmente recebendo treinamento em técnicas de informação. Esses monitores terão meios técnicos de acionar a Defesa Civil, o Corpo de Bombeiros, o Siate, a Polícia Militar e – dependendo da gravidade ou da natureza dos fatos observados – até mesmo o Grupo de Operações Especiais (GOE) da própria Guarda Municipal, que também está em processo de treinamento.Edmir garante que as câmeras terão bloqueadores de segurança, o que garantirá a privacidade de moradias térreas e apartamentos. “É um acréscimo para garantir mais segurança, não um novo incômodo”. Esses equipamentos, além de semáforos, serão também distribuídos por totens e postes da área central, além de pontos estratégicos em edificações públicas, principalmente.TRÂNSITONa área de trânsito, a Autarquia está finalizando um projeto de Educação de Trânsito, voltada principalmente para o respeito aos pedestres. Dentro dessa linha, está prevista – a médio prazo – a retirada de alguns semáforos da área central, permanecendo no entanto as faixas de segurança que terão, como manda o Código Brasileiro de Trânsito, preferência de trânsito. Assim, explica o presidente da Autarquia, “quando um carro se aproximar da faixa de pedestre, deve reduzir a velocidade, pois a preferência naquele ponto será dos pedestres”. A desobediência a essa regra básica de trânsito – e de educação – será punida com multas, como prevê a legislação brasileira.Também está em avaliação, por parte da Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte, a substituição de alguns semáforos, que permitirão o controle interno monitorado de todo o sistema de sinalização semafórica. Isso significa, na prática, que técnicos da Autarquia poderão acompanhar a movimentação do tráfego, através das câmeras de monitoramento, e alterar os tempos de abertura dos semáforos, para evitar congestionamentos, em especial nos horários de pico. “Isso vai facilitar bastante o monitoramento do sistema e permitirá reação imediata: quando um cruzamento estiver congestionado, será possível alterar em minutos toda a programação de semáforos para desafogar o tráfego”.Edmir revela também que a Avenida München, como é conhecido o trecho da rua Bonifácio Vilela entre as ruas Barão do Serro Azul e Penteado de Almeida, receberá atenção especial da Autarquia, mas não há em curso nenhum movimento para “fecha-la” ou restringir suas atividades. “A Autarquia respeita o direito ao lazer de todos os cidadãos, naturalmente. Mas quer ver respeitado também o direito de todos os cidadãos ao descanso e ao sossego, como especificado na lei, e também ao livre trânsito de veículos, o que muitas vezes não ocorre naquele trecho”. Para conter abusos, serão desenvolvidas ciclicamente operações de fiscalização, na Avenida München, não só envolvendo a Guarda Municipal e os Agentes Municipais de Trânsito, mas também a Polícia Militar.