Alunos de escola municipal participam do projeto ‘Tarsila no Brasil’

Alunos da Escola Municipal Profª Adelaide Thomé Chamma participaram, nesta semana, do projeto ‘Tarsila no Brasil’. Desenvolvido pela ‘Arte et Langáge’ – Associação Francesa de Criação de Projetos Culturais entre França e o Brasil –, o projeto visa a complementação da formação dos estudantes, por meio da aprendizagem e do convívio com a cultura. A coordenadora do projeto e fundadora da associação, Naiana Alves Pinto, realizou, durante dois dias, oficinas de pintura, com a participação de 40 alunos. Nas oficinas foram desenvolvidas atividades para o estudo e observação da obra da artista plástica Tarsila do Amaral, que obteve reconhecimento mundial. Na seqüência, os alunos produziram seus próprios trabalhos.Há dois anos a escola desenvolve o projeto “Tocando em Frente”, coordenado pela professora Sônia Regina Migliorini, com as turmas que correspondem às 3ª e 4ª séries do ensino fundamental. Nesse projeto, também são desenvolvidas atividades a partir do estudo e observação de obras de grandes artistas, como Van Gogh e a própria Tarsila do Amaral, culminando na produção de textos e trabalhos artísticos. “São atividades interdisciplinares, que visam o desenvolvimento da criatividade e da curiosidade das crianças”, comenta Sônia. A partir daí, teve início também a parceria da escola com o projeto desenvolvido pela ‘Arte et Langáge’.Vários estudantes que participaram da oficina nesta semana já tinham contato com os textos produzidos por Naiana para o projeto ‘Tarsila no Brasil’. “Foi muito gratificante para os alunos participarem dessa atividade”, considera Sônia. A coordenadora de Projetos Especiais da Secretaria Municipal de Educação, Eliane Schwab, realiza o acompanhamento do projeto. Naiana é brasileira, mas reside em Paris desde 2004, onde é mestranda em Estética e Ciências das Artes na Sorbonne.