‘Adivinhe quem vem para rezar’ traz Paulo Autran a PG

Nos próximos dias 16 e 17 de maio, no Cine-Teatro Ópera, durante a 20ª Semana da Cultura Bruno e Maria Enei, Ponta Grossa recebe o renomado ator Paulo Autran, em turnê com a peça ‘Adivinhe quem vem para rezar’. Aos 83 anos, Autran enfrenta um novo desafio em um espetáculo intenso, que retrata a delicada relação entre pai e filho. Ao lado do ator Cláudio Fontana, que também é produtor da peça, Paulo Autran estréia texto do jornalista Dib Carneiro Neto, sob a direção de Elias Andreato. A peça é uma comédia dramática que põe em foco o universo masculino, tendo no palco dois homens tentando acertar as contas, falar de passado, enfim, se arriscando em uma conversa que adiaram durante todos os anos em que, em lugar de conviverem, "coexistiram". Homens que falam pouco, que economizam palavras. Adultos para quem o diálogo é complicado demais, feminino demais, ou até desastroso, pessoas que não percebem que não falar também pode vir a ser um desastre. ‘Adivinhe quem vem para rezar’ coloca em evidência a relação pai e filho, universal e emocional, relação que se destrói e se restabelece. Às vezes são pai e filho, outras vezes são dois homens, nem tão adultos assim, trocando farpas infantis. Estão dentro de uma igreja à espera do começo de uma missa de sétimo dia. De quem? Pode ser de um deles. Não importa. O jogo entre o sagrado e o profano dentro daquele templo é explorado o tempo todo, assim como a busca das identidades. PERSONAGENS Apenas 11 dias depois de terminar a temporada de ‘Visitando o Sr. Green’, Paulo Autran iniciou esse novo trabalho. Ele interpreta na peça de Dib Carneiro três personagens, sem mudar de roupa, apenas modelando a voz: o pai, o amante da mãe (e sócio do pai) e o padre. Entusiasmado com seu primeiro encontro com Paulo Autran – “é uma honra contracenar com ele, jamais imaginei que trabalharia ao seu lado” –, Fontana vive fase especial de sua carreira. Apaixonado pelo texto desde a primeira leitura, está feliz por interpretar o filho. “A peça tem uma dramaturgia muita boa, me emocionou, tem muito da minha história com meu pai”, comenta o ator. Ele ressalta ainda que a beleza do texto está também na mensagem que expressa.O espetáculo integra a programação da Semana da Cultura Bruno e Maria Enei, promovida pela Secretaria Municipal de Cultura. A Semana será realizada de 12 a 21 de maio. Com uma proposta diversificada, o programa contará com atividades nas áreas de teatro, dança, folclore, literatura e música. Sobre PAULO AUTRANEm 55 anos de carreira, nos quais encenou mais de 90 espetáculos, sem contar trabalhos para TV e cinema, Paulo Autran tornou-se um dos maiores atores brasileiros. Formado pela Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, da USP, Autran acertadamente largou a advocacia.Possuidor de um talento raro, muitas de suas interpretações marcaram a história do teatro brasileiro. Nasceu em 1922, no Rio de Janeiro. Estreou no teatro em 1949, trabalhou no TBC e, em 1955, juntamente com Adolfo Celi e Tônia Carrero, formou sua própria companhia. Em todos estes anos, nenhum outro ator brasileiro montou repertório semelhante ao dele, que conta com interpretações de clássicos de Brecht, Pirandello, Sófocles, Molière, Oduvaldo Vianna Filho, entre outros. Última empreitada de Paulo Autran no teatro, a peça ‘Visitando o Sr. Green’ foi sucesso absoluto de público e crítica durante quase cinco anos. O espetáculo foi visto por mais de 150 mil pessoas, rendendo a Autran os prêmios APCA e Shell de melhor ator.