Prefeitura entrega Selo Social a 76 empresas

A Prefeitura de Ponta Grossa, através da Secretaria de Assistência Social, promove nesta quinta-feira (18), às 19h15, no Teatro Marista Pio XII, a solenidade de entrega do Selo Social. O certificado, referente às atividades de responsabilidade social desenvolvidas durante o ano de 2005, será entregue a 76 empresas. A partir dessa edição, o processo de certificação inclui a divisão nas categorias Ouro, Prata e Bronze. “Com isso, as exigências para a conquista do Selo aumentaram e o número de empresas certificadas foi um pouco menor; no entanto, foram desenvolvidos mais projetos, com melhor qualidade e com um número maior de beneficiados”, ressalta Jane Villaca, coordenadora do programa, referindo-se à certificação de 2004, entregue no ano passado, quando 85 empresas receberam o Selo Social. As categorias em que cada empresa foi classificada só serão divulgadas no momento da entrega do prêmio. Foram incluídas na categoria Ouro as empresas que realizaram projetos próprios de responsabilidade social junto à comunidade, além de um projeto em parceria e outro de responsabilidade social interna; na categoria Prata estão aqueles que desenvolveram projetos em parceria com outras empresas ou instituições, além da responsabilidade social interna; e na categoria Bronze foram incluídas empresas que promoveram ações sociais e projetos de responsabilidade social de caráter interno. A documentação das empresas foi verificada pelo Comitê Avaliador do programa Selo Social.Jane destaca que a empresa que recebe a certificação é vista com outros olhos pela sociedade. “Atualmente, as empresas socialmente responsáveis têm, inclusive, seus produtos mais aceitos no mercado”, salienta. Ela comenta ainda que a responsabilidade social é hoje uma preocupação mundial. Os benefícios para as entidades assistenciais e a comunidade em geral também são destacados pela coordenadora do programa. “A parceria com as empresas é muito importante para as entidades”, considera. Os projetos de responsabilidade social podem ser desenvolvidos nas áreas de meio ambiente, infância e juventude, capacitação profissional, educação, entre outras.