Afepon identifica contas irregulares

Em apenas dois meses de atuação, a Equipe de Eficiência Energética da Agência de Fomento Econômico (Afepon), através de vistorias realizadas em todos os locais discriminados como públicos nas faturas emitidas pela Copel ao município, identificou 45 contas irregulares ou "fantasmas", cujos valores vinham sendo pagos pela Prefeitura. De acordo com o presidente da Afepon, Manoel Osório Taques, o valor dessas faturas girava em torno de R$ 13 mil mensais. As contas eram referentes ao consumo de energia elétrica de lanchonetes, associações de moradores desativadas, residências, escritórios e até uma loja que fica em um shopping da cidade. Segundo Taques, imediatamente após a constatação das irregularidades, as mesmas foram relatadas à Copel para que seja suspenso o fornecimento de energia nesses pontos. Também vem sendo apurado junto à concessionária de energia elétrica o período em que essas contas ficaram custeadas pelo município, bem como seus valores, para que sejam efetuados os processos legais de pedido de ressarcimento ao Município. Taques explica que, inicialmente, o ressarcimento ficará a cargo do proprietário do imóvel.A Afepon está realizando o mesmo procedimento com as contas de água pagas pelo Município. “Com isso, pretendemos gerar um cadastro confiável e real, visando a correta utilização dos recursos públicos”, afirma o presidente da agência. Segundo ele, já estão sendo encontrados casos irregulares, que serão apurados junto à Sanepar.CONTÍNUOTaques enfatiza que a atuação da Equipe de Eficiência Energética visa acabar com irregularidades dessa natureza. A partir de agora, será feito um acompanhamento constante do consumo de energia elétrica dos prédios públicos. Com isso, a meta é buscar a redução dos custos e a conscientização dos funcionários responsáveis por controlar o consumo. “Em escolas do mesmo porte podemos fazer um comparativo e verificar porque uma gasta mais que outra”, exemplifica.Durante os dias 8 e 12 de agosto, o secretário-geral da Afepon, Fernando Scoczynski, participou do curso “Combate ao Desperdício de Energia e Água”, promovido pelo Ministério das Cidades, em parceria com a Eletrobrás e a Associação Brasileira de Engenharia Ambiental, em São Paulo. Segundo Scoczynski, foi uma grande oportunidade para o conhecimento de novas tecnologias que visam a eficientização dos sistemas, colaborando para a atuação da Afepon no controle do consumo de água e energia pelo Município.O curso contou com a participação de algumas das maiores autoridades brasileiras em Energia e Hidráulica, demonstrando a importância cada vez maior da participação dos órgãos gestores em projetos de racionalização do uso desses benefícios.