Queimada pode render multa de até R$ 26 000

Com a estiagem, o nível de risco de incêndios no Paraná alcançou, segundo a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros, risco extremo. Em vista disso, são comuns essas ocorrências, muitas vezes devido a ações específicas de membros da comunidade. Porém, em função da seca, a vegetação permite um rápido alastramento do fogo, ameaçando reservas florestais, áreas de manancial e também áreas residenciais, implicando em risco sério de vida para muitas pessoas.De acordo com o Departamento de Meio Ambiente, da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, essas queimadas também causam danos irreversíveis ao meio ambiente.Para tentar evitar ao máximo a ocorrência de incêndios de campo e suas conseqüências danosas, esse setor da municipalidade está promovendo uma ação ostensiva, buscando identificar e punir os causadores de queimadas, tanto na zona urbana quanto na rural. O secretário Laertes Bianchessi, titular da Secretaria de Agricultura, lembra que queimada de vegetação – a qualquer título – é considerado crime ambiental, segundo a lei princesina. Seus autores podem ser processados e multados. As multas, de acordo com a lei 8.308/05, variam de 200 a 1 000 Valores de Referência do Município. Em valores efetivos, os autores de queimadas podem receber multas que vão de R$ 5.200 a R$ 26.000.Para permitir a preservação das áreas verdes e evitar exposição desnecessária da população e de seu patrimônio a risco de incêndio, o Departamento de Meio Ambiente disponibilizou o telefone 3220-1229 para receber denúncias envolvendo queimadas.“Todo cidadão tem o dever de ajudar a preservar o que é de todos. Denunciar queimadas, especialmente nesta época do ano é fundamental”, atesta o secretário Laertes.