Prefeitura e UEPG lançam edição 2006 de treinamento para atender turista

Será realizado nesta quinta-feira (25), às 19 horas, no auditório da Associação Comercial e Industrial de Ponta Grossa, o lançamento da edição 2006 do projeto “Conhecendo a cidade – Informando o turista”. Na mesma solenidade acontece a entrega de certificados aos 32 participantes do treinamento durante o ano passado. O projeto é desenvolvido através de uma parceria entre a Prefeitura, por meio do Departamento de Turismo, da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo, e a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), através do Departamento do curso de Turismo.Segundo a diretora de Turismo da Prefeitura, Márcia Dropa, o projeto é realizado com o intuito de divulgar a importância e o potencial turístico de Ponta Grossa para prestadores de serviços, a fim de garantir uma boa recepção ao turista. Em 2005, realizaram o curso as agentes de trânsito da Zona Azul. Para esse ano, a meta é direcionar o treinamento para taxistas e frentistas de postos de gasolina.“O público alvo do projeto serão sempre pessoas envolvidas diretamente ou indiretamente com a atividade turística”, explica Márcia. Entre elas estão ainda policiais militares, funcionários de hotéis e agências de viagem, funcionários do comércio em geral, bancas de jornais, restaurantes e lanchonetes. De acordo com Márcia, o projeto prevê a apresentação de informações sobre o município e a divulgação dos atrativos, equipamentos, serviços turísticos e programação artística e cultural da cidade. A intenção é propiciar aos participantes condições de prestar informações corretas sobre as opções turísticas e serviços oferecidos na cidade. “Com isso, a meta é buscar o aumento do tempo de permanência dos turistas no município e na região”, destaca a diretora.PROJETOO projeto consiste na realização de oficinas e saídas de campo. Durante as aulas, os participantes têm a oportunidade de conhecer a cidade e seus produtos turísticos. Fazem parte do programa do curso aspectos referentes a atrativos históricos, culturais, naturais e religiosos. Ainda, lendas, manifestações culturais e eventos. Em seguida, devem ser apresentados os equipamentos e a infra-estrutura de apoio, que engloba hotéis e restaurantes; agências, transportadoras e centros de informações turísticas; bancos, farmácias e hospitais; rodoviária, aeroporto e módulos policiais; entre outros pontos. Também devem ser realizadas visitas técnicas a pontos turísticos.A coordenação do projeto pretende ainda aumentar o número de parceiros, a fim de que os resultados atinjam um número maior de pessoas envolvidas com o segmento turístico. Já são parceiros nessa proposta o Convention Bureau e o Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares dos Campos Gerais.