PG vai sediar encontro de turismo rural do Mercosul

De forma conjunta, o município de Ponta Grossa, a Paraná Turismo e a Associação dos Municípios dos Campos Gerais, promovem em março de 2006 o 4o. Encontro de Turismo Rural do Mercosul. A parceria foi firmada ontem, durante audiência concedida pelo prefeito Pedro Wosgrau Filho ao presidente da Paraná Turismo, Jorge Rosas Demiate, e ao presidente da Associação dos Municípios e prefeito de Piraí, Valentim Zanello Milléo. Do encontro participaram também a secretária municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Liliana Ribas Tavarnaro, o presidente do Ponta Grossa Convention & Visitors Bureau, David Wagner, e o advogado Ângelo Pilatti Júnior. De acordo com Demiate, o encontro é o maior evento de turismo rural da América Latina, e vai reunir em Ponta Grossa cerca de 1 500 profissionais da área de turismo de pelo menos quatro países, além do Brasil: Argentina, Paraguai, Uruguai e Chile. De acordo com os registros do governo paranaense, 64% dos visitantes estrangeiros que entram no Brasil – por via aérea ou terrestre – são oriundos desses países.O evento, que tem como data provisória o período de 23 a 26 de março do próximo ano, teve sua primeira edição nas cidades de Punta del Este e Minas, na República Oriental del Uruguay, a segunda em Lages (SC) e a terceira na Ilha de Marajó (PA). Nesse último evento, o presidente da Paraná Turismo participou como conferencista, e garantiu a realização da quarta edição no Paraná. Demiate entregou ainda ontem um anteprojeto ao prefeito Wosgrau Filho e, juntamente com o presidente da AMCG, indicaram uma comissão de técnicos para estabelecer as bases da produção do evento. De modo paralelo, haverá um comitê de atração, formado por representantes de entidades civis como o Convention Bureau, para atrair visitantes dos três Estados da região Sul (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul) e do Mato Grosso do Sul.Ao garantir todo o apoio à iniciativa, o prefeito Wosgrau Filho lembrou que o resultado será uma maior divulgação de Ponta Grossa e “divulgar a cidade melhora a auto-estima” de todos os seus habitantes. Demiate, por sua vez, destacou o incentivo que esse evento de Turismo Rural trará para a Rota dos Tropeiros: “com esse evento e a Rota, Ponta Grossa será o centro do turismo rural do continente”, anunciou ele, garantindo a presença de ministros do turismo dos países envolvidos, inclusive do Brasil e do governador do Estado, na solenidade de abertura.Para a secretária de Indústria, Comércio e Turismo, Liliana Ribas Tavarnaro, o evento será muito importante para a cidade, “como gerador de renda, através do movimento turístico, e como meio de divulgação de Ponta Grossa e do turismo rural”. Liliana também destacou a Rota dos Tropeiros como um “roteiro de integração regional”, com grande potencial de crescimento.TEMÁTICAEntre os temas a serem abordados no 4o. Encontro de Turismo Rural do Mercosul, alguns se encontram já em fase de preparação. De acordo com o anteprojeto em estudo, foram elencados, como temas para painéis e oficinas, temas como a importância do Turismo Rural como fonte de integração cultural; ferramentas de marketing como alavanca de comercialização; a experiência espanhola no Turismo Rural; atividade ecoturística como diferencial de competitividade para o Turismo Rural; o Tropeirismo como instrumento de integração turística; e roteiros turísticos potenciais no Mercosul. Para ao seminários, estão previstos horários específicos para discussão de recepção, operacional, lazer e aumento de permanência. Também estão previstos seminários sobre gastronomia e regionalismo, perfil do consumidor e tendências do mercado, e diagnóstico de viabilidade turística em propriedades rurais.A programação prévia estabelece também noites culturais e gastronômicas, com ênfase para produtos do meio rural, visitas técnicas a propriedades e pontos de atração, e um show musical com artistas integrantes das diversas delegações.