SOS inaugura Salão de Beleza Escola

A presidente do Serviço de Obras Sociais (SOS) e primeira-dama do município, Maria Isabel Ramos Wosgrau, e o prefeito Pedro Wosgrau Filho inauguraram nesta quinta-feira o Salão de Beleza Escola do SOS, onde será desenvolvido o projeto ‘Cabeleireiro Escola’. “Desde o início desta gestão tínhamos como meta resgatar esse projeto, que deu tão certo e trouxe tão bons resultados na primeira administração do atual prefeito”, ressaltou Maria Isabel. O projeto ‘Cabeleireiro Escola’ integra o programa ‘Caminhos para a Cidadania’, desenvolvido pelo SOS com o intuito de oportunizar às pessoas condições para melhorar a qualidade de vida através de cursos profissionalizantes. “Temos o mesmo espírito da administração municipal, que inclusive criou uma secretaria de qualificação profissional, com o mesmo intuito de gerar oportunidades para a formação e a colocação das pessoas no mercado de trabalho”, completou a presidente do SOS.Wosgrau também lembrou do sucesso do projeto durante sua primeira gestão (1989-92). “Muitas pessoas que fizeram o curso hoje trabalham com isso e puderam melhorar de vida”, ressaltou, acrescentando que cabe ao poder público viabilizar formas para que isso aconteça. “E é esse o nosso objetivo”, afirmou o prefeito.Além do Salão Escola, o SOS já conta com a Malharia Escola, onde vários alunos aprendem um novo ofício. Maria Isabel anunciou ainda a implantação de uma escola, desta vez na área de confecções. “Nosso objetivo vai além do atendimento social – o qual primamos por fazer o melhor – por isso estamos sempre criando novas oportunidades para a capacitação das pessoas”, complementou a primeira-dama.Para Maria da Luz Padilha, de 29 anos, o curso de Cabeleireiro trouxe novas perspectivas de vida. “Estou gostando muito e agarrando esta oportunidade, pois até então estava em casa, sem trabalhar. Agora, quero abrir meu próprio salão”, comentou. CABELEIREIROO projeto ‘Cabeleireiro Escola’ está sendo realizado em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem – Senac. A parceria possibilitou que o investimento para o curso seja de apenas R$ 25 por mês. As aulas teóricas começaram em abril e, com a inauguração do salão escola, terá início a parte prática. Inicialmente, estão fazendo o curso 60 alunos, divididos em duas turmas nos períodos da manhã e tarde. Com 450 horas, as aulas seguem até novembro.O salão escola está instalado no espaço que abrigava a antiga cantina do Centro de Ação Social. A área foi adaptada e equipada com uma bancada, 12 cadeiras hidráulicas e outros materiais necessários para o aprendizado dessa profissão. Durante o curso, ministrado por instrutores do Senac, os alunos recebem informações básicas sobre higiene, tipos de cabelos, produtos disponíveis no mercado e, na seqüência, aprendem procedimentos como lavagem do cabelo, corte, tratamentos, penteados, além da atividade de manicure. “Eles aprenderão tudo o que é necessário para atuar no mercado de trabalho”, comenta Marcela Siqueira, coordenadora do projeto ‘Caminhos para a Cidadania’.De acordo com ela, o treinamento prático dos alunos ocorrerá primeiramente entre a própria turma. Na seqüência, o salão será aberto para o atendimento da comunidade.O SOS tem um cadastro com cerca de 400 pessoas interessadas em fazer o curso de Cabeleireiro e Manicure. A seleção dos primeiros alunos foi feita a partir da definição de alguns critérios, estabelecidos pelo Senac, como ter mais de 18 anos e 1º grau completo. Próximas turmas deverão ser abertas a partir do início do ano que vem.