Educação faz parceria para prevenir drogas nas escolas

A Secretaria Municipal de Educação firmou ontem parceria com a Associação dos Oficiais de Justiça do Estado do Paraná – Assojepar – destinado a orientar alunos de escolas públicas na prevenção ao uso de drogas. O evento, que teve lugar na sala do tribunal do Júri, no Fórum Estadual, contou com a presença de magistrados e do representante da entidade, Nilson Gonçalves de Oliveira, representando todos os oficiais de Justiça do Estado. A juíza Noeli Salete Reback, da Vara de Infância e Juventude, lembrou que é preciso aproximar-se do cidadão, “deixando de lado os termos jurídicos, que muitas vezes tornam distantes as nossas ações”, mas que nem por isso afastam a classe de projetos sociais e ações voltadas para a comunidade. “Estou contente, hoje, com esse projeto, porque trabalho há mais de vinte anos e não lembro de campanha parecida com essa”, anotou a juíza, completando que os oficiais de Justiça “são as pessoas certas para divulgação desse projeto, porque eles andam por todos os bairros”. Segundo ela, como o risco de envolvimento com as drogas “começa muito cedo”, nada melhor do que a parceria com a Secretaria de Educação.Já o juiz Luiz Henrique de Miranda, da 1a. Vara Cível, disse que o compromisso de agir contra as drogas deve ser, a rigor, de todo cidadão. Ele classificou o material de divulgação produzido pela Assojepar, contendo descrição dos sintomas e atitudes que podem ser apresentados por usuários de drogas e cuidados a serem tomados – destinado aos pais – como de fácil compreensão: “não é só o consumo, é toda uma organização, o poder econômico que consome”.A secretária municipal de Educação, Zélia Marochi, por seu turno, disse que todas as parcerias são bem-vindas, lembrando que “esse tipo de ação projeta uma expectativa que não termina na quarta série”, mencionando o Proerd, que “ensina para a vida”. Esses projetos especiais, disse Zélia, “alargam os horizontes das crianças, que se desdobram em textos, poesias e outros”.