Programa ‘Pingo D’Água’ inicia treinamento de professores

A Prefeitura de Ponta Grossa, através das secretarias municipais de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente e de Educação, realiza nesta quinta e sexta-feira (25 e 26) a capacitação de 205 professores para o Programa Ambiental ‘Pingo D’Água’. Promovido em parceria com o Consórcio Intermunicipal de Preservação da Bacia do Rio Tibagi – Copati – e apoio da Bungue Alimentos, o programa será desenvolvido junto a alunos da 4a série da rede municipal de ensino, que somam atualmente 5,3 mil estudantes.Nesta quinta-feira, o treinamento acontece das 8 às 12 horas, no Sesi, quando serão enfocados o conteúdo teórico a ser trabalhado nas escolas e a metodologia de implantação do programa. Na sexta-feira, o treinamento continua, a partir das 8 horas. No período da tarde, a partir das 13 horas, serão realizadas visitas ao Parque Margherita Masini e ao Arroio da Universidade. Essas visitas visam preparar os professores para as saídas de campo com os alunos, previstas numa das etapas do programa, com o intuito de possibilitar a observação e o reconhecimento da realidade.PROGRAMAO programa Pingo D’Água tem como foco o envolvimento de alunos e professores como agentes de transformação e conscientização sobre o meio ambiente, possibilitando o conhecimento não apenas das causas, mas das ações que podem ser realizadas para proteger a natureza.Num primeiro momento, os alunos têm contato com informações teóricas sobre a bacia hidrográfica mais próxima do local onde está situada a escola. Na seqüência, é desenvolvida a parte prática do projeto, que compreende visitas de campo e levantamento da situação. O programa tem continuidade com o desenvolvimento de atividades na escola como desenho, redação e teatro.