Ponta Grossa terá 600 novas casas populares

Até o final deste ano, serão iniciadas as obras de quase 600 novas unidades habitacionais, em Ponta Grossa, fruto de parcerias entre a Companhia de Habitação do Paraná, o governo municipal e a Caixa Econômica Federal. O número foi apresentado ontem (quinta-feira, daí 25) pelo prefeito Pedro Wosgrau Filho, em seu gabinete, durante solenidade de assinatura dos contratos de financiamento de algumas das 35 casas do conjunto Santa Paula/Ouro Fino. Além do anúncio das casas, o prefeito disse também, durante pronunciamento, que até o final do próximo ano será iniciada a entrega de casas e lotes urbanizados da Prolar, que está adquirindo áreas e preparando os processos. Essas casas, segundo o prefeito, estão distribuídas em 35 no conjunto Ouro Fino, 27 no Sutil, 17 no Jardim Conceição e 500 no conjunto Santa Clara.As casas do Ouro Fino, por sua vez, foram construídas com recursos do programa Casa da família/FGTS, e suas serão iniciadas dentro de dez dias. Essas casas estão sendo construídas pela Cohapar, com apoio da administração municipal – que tem fornecido dados para suplementar a relação de beneficiados e garantido apoio institucional – e da Caixa Econômica Federal.Ontem foram assinados os contratos de financiamento de Edna Marcondes, Manoele Lorena do Prado e Lúcio e Rosemari Teleginski.O chefe do escritório regional da Cohapar, Lourival Giovani Stadler, destacou a parceria com a Caixa Econômica e o governo municipal, apontando que o prefeito Wosgrau Filho, desde o primeiro contato entre ambos, ainda no início da atual gestão, “demonstrou o maior interesse em resolver todas as questões e acelerar o processo”. Ontem, anotou Giovani, foi “um momento muito feliz, e quero agradecer o apoio e cumprimentar os novos mutuários, em nome da Cohapar, do governador Roberto Requião e do secretário Romanelli”. O chefe do escritório regional ainda lembrou aos presentes que aquela era “uma ação de governo que está chegando até vocês. Fruto da ação do governo federal, através da Caixa Econômica; do governo estadual, pela Cohapar, e também do governo municipal”.O gerente-geral da Caixa Econômica em Ponta Grossa, Adriano Borges Resende, por seu turno, disse que as ações destinadas à habitação popular são “um trabalho pela comunidade”. Segundo Resende, a quantidade de financiamentos habitacionais que será oficializada no período “será a maior da história de Ponta Grossa”.