Fapi ganhará novo Centro Administrativo

O secretário municipal de Assistência Social, Edílson Baggio, assinou nesta quarta-feira (31) o contrato com a construtora Martins Engenharia para o início das obras do novo Centro Administrativo da Fundação Municipal do Idoso – Fapi, na Praça Getúlio Vargas. “Esta é mais uma ação que comprova a atenção do prefeito Pedro Wosgrau Filho para com a terceira idade”, enfatiza o secretário, adiantando que outras unidades da Fapi serão construídas na cidade, na seqüência. A Prefeitura está investindo R$ 110 mil na construção do novo centro, que terá 143 metros quadrados. A obra será construída ao lado da piscina da Fapi e deve ser concluída em 90 dias. Atualmente o Centro Administrativo funciona anexo à Unidade Básica de Saúde Alceu Schülli, na própria praça. Depois da transferência para o novo prédio, terá início a reforma e ampliação da unidade de saúde. “Após a conclusão dessas obras, os usuários da Fapi terão um espaço bonito, moderno e muito mais funcional”, considera Baggio.Segundo a coordenadora técnica dos programas sociais da fundação, Marlene Stelle, são atendidas no Centro Administrativo da Fapi em torno de 250 pessoas diariamente. No local, os idosos recebem orientações sobre confecção de documentos, da carteira para a gratuidade no transporte coletivo urbano, encaminhamento médico, encaminhamento e cadastramento para os programas sociais e atividades desenvolvidas pela Fapi. FAPIAtualmente, a Fapi mantém 24 grupos de terceira idade, sendo dois na zona rural e o restante na zona urbana. Além disso, há o Centro de Convivência do Idoso, instalado na Praça Getúlio Vargas, e outros três centros de convivência conveniados à fundação. Nesses centros são realizadas atividades de entretenimento e lazer, como artesanato, jogos, lanches e bingos. Entre as atividades de lazer e entretenimento promovidas pela Fapi está o Baile do Idoso, que acontece toda quarta-feira, no Centro de Convivência da Praça Getúlio Vargas. Entre os programas sociais desenvolvidos pela Fapi estão o ‘SOS Idoso’, que recebe denúncias sobre maus tratos de idosos (3223 8514); distribuição de cestas básicas, vales-gás e fraldas geriátricas para idosos de famílias carentes; acompanhamento de assistentes sociais.Também é disponibilizado atendimento através da Clínica de Fisioterapia e do programa de Hidroterapia, que é desenvolvido na piscina da Fapi, por meio de parcerias com a Universidade Estadual de Ponta Grossa e o Cescage. A piscina foi reinaugurada pela atual administração e, além dos idosos atendidos pela Fapi, o espaço é utilizado por portadores de deficiência, através de convênio com a Fundação Proamor.