Professores participam de treinamento do Programa ‘Pingo D’Água’

Cerca de 200 professores participaram do treinamento do Programa Ambiental Pingo D’Água, realizado nesta quinta e sexta-feira. Após acompanharem palestras, no primeiro dia, com enfoque para o conteúdo a ser trabalhado nas escolas e a metodologia de implantação do programa em sala de aula, as professoras fizeram nesta sexta visitas ao Arroio da Universidade e ao Parque Margherita Masini. As saídas de campo, com a turma dividida em grupos, tiveram o intuito de preparar as professoras para as aulas práticas com os estudantes, previstas numa das etapas do programa, a fim de possibilitar a observação e o reconhecimento da realidade.O Programa Pingo D’Água é desenvolvido pela Prefeitura de Ponta Grossa, através das secretarias municipais de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente e de Educação, em parceria com o Consórcio Intermunicipal de Preservação da Bacia do Rio Tibagi – Copati – e apoio da Bunge Alimentos. O programa será desenvolvido junto a alunos da 4a série da rede municipal de ensino, que somam atualmente 5,3 mil estudantes.O foco do programa é o envolvimento de alunos e professores como agentes de transformação e conscientização sobre o meio ambiente, possibilitando o conhecimento não apenas das causas, mas das ações que podem ser realizadas para proteger a natureza.Num primeiro momento, os alunos têm contato com informações teóricas sobre a bacia hidrográfica mais próxima do local onde está situada a escola. Na seqüência, é desenvolvida a parte prática do projeto, que compreende visitas de campo e levantamento da situação. O programa tem continuidade com o desenvolvimento de atividades na escola como desenho, redação e teatro.