Avaliação externa tem resultado positivo na Educação

Mais de 10 000 crianças que freqüentam a Rede Municipal de Ensino passaram, na última semana, por um processo de avaliação – o primeiro nesse ano. O processo de avaliação foi aplicado a 170 turmas do 2º ano do 1º ciclo (7 anos) envolvendo um total de 4 361 alunos e a outras 213 turmas de 3º ano do 1º ciclo (8 anos) somando 5 493 alunos. A secretária municipal de Educação, Zélia Marochi, avalia como positiva a aplicação da avaliação externa, bem como os resultados obtidos. “De posse destes dados, juntamente com os resultados do acompanhamento sistemático pela Coordenadoria do Ensino Fundamental, temos claro o que precisa ser trabalhado no processo de formação continuada dos profissionais da Rede Municipal de Ensino”, afirma.As avaliações aplicadas nos dias 15 a 18 de maio contaram com a participação de mais de 200 profissionais da educação, entre pedagogas e co-regentes. As professoras de cada uma das classes acompanharam as suas turmas zelando para que o ritmo de aplicação respeitasse os tempos escolares no cotidiano da unidade escolar. De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, a proposta de avaliação, apoiada pelo Instituto Ayrton Senna, é um fator necessário para a identificação de aspectos positivos e negativos na aprendizagem dos alunos da rede municipal, contribuindo para a obtenção de melhores resultados por parte do professor, de cada aluno em particular e para o sistema de ensino do município como um todo. A análise dos resultados obtidos inclui dados quantitativos expressos pelo total de acertos e dados qualitativos que deverão resultar na reorientação do Plano de Intervenção das escolas, elaborado no início do ano e avaliado bimestralmente, em função do desempenho de todos os evolvidos: gestores, professores, alunos e funcionários.O processo de avaliação externa, estabelecido pela Secretaria Municipal de Educação, é considerado um instrumento importante de diagnóstico e para a implantação de condições que promovam a qualidade de ensino. Além disso, segue a tendência de avaliação de políticas públicas educacionais presentes em âmbito nacional em todos os níveis de ensino, sem pactuar com a meritocracia e o estabelecimento de ranking entre as escolas.A secretária considera que o resultado expresso pela avaliação é fundamental para a auto-avaliação da rede, uma vez que, confrontados os dados, a Secretaria pode reorientar suas ações nas dimensões do ensino e da gestão escolar, ao passo que as escolas têm assim, a possibilidade de redimensionar a sua prática pedagógica.Os alunos com necessidades educacionais especiais tiveram suas avaliações adaptadas, ampliadas para os que apresentam dificuldade visual e no caso dos alunos com deficiência na área cognitiva foram feitas as adaptações necessárias.Resultados obtidos – avaliação externa2º ano/1º ciclo – Classe de 7 anosO resultado da avaliação externa, na área de Língua Portuguesa demonstrou que mais de 70% dos alunos tiveram resultado positivo no que se refere à interpretação de textos e escrita de palavras. Já a leitura de palavras em diferentes contextos apresentou um índice de acertos de mais de 80%.A maior dificuldade deste grupo situa-se na produção textual, no que se refere à escrita de frases, totalizando 60% de acertos. A SME considera que este dado é coerente com a época do ano letivo, sendo possível o avanço do desempenho escolar no decorrer do ano.Quanto à Matemática percebeu-se que as crianças estabeleceram estratégias próprias para resolução de problemas, demonstrando boa interpretação e raciocínio lógico-matemático compatível com este nível de ensino. Neste caso, o percentual de acertos foi de 75%. 3º ano/1º ciclo – Classe de 8 anosQuanto à Língua Portuguesa o resultado das avaliações externas demonstraram que 85% dos alunos estão alfabetizados, apresentando boas produções textuais, contudo apresentam dificuldades nas pontuações sendo que o número de acerto foi de 52% dos alunos avaliados. A interpretação também foi satisfatória, alcançando um índice de 90% de acertos, No que se refere à Matemática, o grande número de acertos direcionou-se na resolução de situações problemas, onde os alunos demonstraram habilidade no desenvolvimento de estratégias próprias de raciocínio lógico-matemático.Totalizou-se nesta questão 87% de acertos. Já as questões envolvendo o eixo geometria apresentou um menor número de acertos – 60% do total de alunos avaliados.Observou-se também um salto significativo quanto à alfabetização, que tem sido enfatizado que aconteça no 2º ano do 1º ciclo, classe de 7 anos. A formação continuada dos professores tem enfocado a alfabetização nesta etapa porque acredita-se que se a mesma concretizar-se nesta etapa de ensino o aluno terá mais chances de sucesso no decorrer de sua vida escolar.