Avança elaboração do Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação

1 ano atrás em 9 de maio de 2022 às 16:55, possui 350 visualizações até o momento

Por Edson Gil

A Prefeitura de Ponta Grossa avança na elaboração do Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação, que é realizado pela Secretaria Municipal de Administração e Recursos humanos, através do Departamento de Tecnologia da Informação, através do mapeamento das necessidades apontadas por cada órgão da administração direta e indireta, respeitando as especificidades de cada Secretaria Municipal, para um melhor funcionamento da gestão, bem como, no atendimento à população.
A prefeita Elizabeth Schmidt comenta que o mapeamento subsidiará o Plano para que cada órgão do Município, dentro de sua competência técnica, tenha maiores condições de atender as diretrizes da gestão para a cidade. No entanto, quando se fala em cidade inteligente ou mesmo governo sem papel, há uma interdependência de ações entre as várias secretarias que deve ser sanada. “O Plano, primeiramente, visa entender as necessidades de cada Pasta da Prefeitura, para então organizar esta interdependência entre as Secretarias, para que o gestor possa decidir com mais precisão o que é prioridade para a cidade, e em que momento deve ser empregada uma ação, por exemplo”, explica Elizabeth.
Samuel Moreira, diretor de TI da Prefeitura, comenta que além de possibilitar a organização, foi evidenciada, no relatório, as necessidades estruturantes para que os objetivos na modernização da Tecnologia da Informação da Prefeitura possam ser alcançados. “Muitas das ações de cada secretaria têm aderência com a tecnologia da informação, portanto, com essa visão holística da administração municipal, poderemos otimizar a entrega de serviços economizando tempo e recursos”, avalia Moreira.
Cliciane Garczarek, secretária municipal de Administração e Recursos Humanos, reforça que um Plano Diretor de Tecnologia da Informação visa orientar a Prefeitura na organização no uso correto de seus recursos, levando-a focar nos processos de melhoria contínua de governança. “Uma instituição que tenha elaborado seu planejamento na área revela-se calçada nos princípios de racionalização, economicidade, uniformidade e padronização, criando as bases tecnológicas para a implantação com melhor eficiência e eficácia das políticas públicas”, finaliza.
A Prefeitura prevê aproximadamente 60 dias para a finalização do Plano e sua implementação, para início do próximo semestre.

Galeria de fotos:

Pular para o conteúdo Secured By miniOrange