Semana de Qualificação Profissional teve início nesta segunda-feira (8)

1 ano atrás em 9 de agosto de 2022 às 11:44, possui 166 visualizações até o momento

Evento contou com palestra do empresário e escritor Oséias Gomes

Na noite desta segunda-feira (8), aconteceu no Centro de Cultura, a abertura oficial da Semana de Qualificação Profissional, realizada pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional, e que vai até a próxima sexta-feira (12), na Estação Saudade. Com o auditório lotado, o evento abriu a Semana que ofertará cerca de 100 cursos de capacitação e mais de 1 mil vagas de emprego.

Durante a abertura, o prefeito em exercício Daniel Milla Fraccaro destacou a importância da qualificação profissional em Ponta Grossa, como também o trabalho realizado pela Prefeitura neste setor. Sobre o evento, ele ressaltou o perfil inclusivo desta edição que contou com uma intérprete de libras para os presentes com deficiência auditiva. “Isso demostra o carinho e zelo que a prefeita Elizabeth Schmidt teve com a organização deste evento. Pois possibilita para as pessoas com deficiência a devida capacitação, ampliando a inclusão deste público no mercado de trabalho”, disse Milla.

O secretário de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional agradeceu a participação das organizações parcerias ao evento, como o Conselho do Trabalho, Emprego e Renda de Ponta Grossa, as entidades do Sistema S e da Fecomércio, bem como as instituições de ensino técnico e superior parceiras no evento. “Atualmente a qualificação profissional foi absorvida pela Agência do Trabalhador para que possamos diminuir as sobras das vagas de emprego que chegam a 30%. Isto é, a cada 100 vagas, não conseguimos preencher 30, tendo como principal motivo a falta de qualificação”, disse o secretário.

O diretor da Agência do Trabalhador, Nilton Gomes, comentou que a Semana da Qualificação Profissional tem como objetivo fundamental gerar oportunidade de conhecimento técnico e profissional para o ponta-grossense, garantindo uma maior empregabilidade. “Todos os dias nos deparamos com pessoas que vão até a Agência do Trabalhador em busca de trabalho e emprego, mas muitos saem sem a vaga. O problema é que a maioria só vai buscar o emprego, mas o emprego está atrelado a capacitação profissional. Por isso, a Prefeitura oferece para a população a oportunidade de se qualificar e a Semana de Qualificação Profissional é o ponto alto deste trabalho que realizamos no decorrer do ano”, finaliza Gomes.

Na palestra denominada como ‘Você está disposto a chegar ao topo?’, Oséias Gomes trabalhou o mindset do público, a isto é a predisposição psicológica dos presentes para se prepararem para a carreira, bem como sobre a importância de estar qualificado. Segundo ele, o cenário mundial está em um momento de transformação nunca visto, direcionado para este modelo de mão de obra preparada. “Provoquei os jovens, os trabalhadores e empresários a inovarem na mentalidade, em seus comportamentos e serem perceptivos à disrupção da própria mão de obra”, disse o palestrante.

Sobre a Semana de Qualificação Profissional

A Semana Municipal de Qualificação Profissional acontece na Estação Saudade e tem o objetivo de fomentar a orientação sobre cursos, faculdades, palestras e orientações sobre o primeiro emprego e recolocação no mercado de trabalho.

Com uma grande programação, o evento conta com a participação de diversas instituições de ensino superior, Senac, Senai, Sesi, Sest/Senat, incluindo escolas de idiomas. Carretas do conhecimento oferecem cursos profissionalizantes para a população.

A programação terá apresentações, cursos e palestras, tanto no período da manhã e tarde, se estendendo até às 17 horas.

Galeria de fotos:

Pular para o conteúdo Secured By miniOrange