Semana de Qualificação Profissional leva mais de 5 mil pessoas na Estação Saudade

1 ano atrás em 11 de agosto de 2022 às 15:36, possui 120 visualizações até o momento

Cursos de capacitação movimentam evento, que ainda conta com vagas abertas

por Assessoria

A Semana Municipal de Qualificação Profissional promovida pela Prefeitura de Ponta Grossa, através da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional chega ao seu terceiro dia, com a oferta de mais de 100 cursos gratuitos para a população, além de bolsas de estudo de instituições de ensino parceiras. O evento que encerra nesta sexta-feira (12) contará com um ‘saldão de vagas de emprego’, das mais de 1 mil vagas ofertadas durante a semana.

O diretor da Agência do Trabalhador, Nilton Gomes, comenta que cerca de 5 mil pessoas passaram pela Estação Saudade nos dois primeiros dias do evento e aproximadamente 1 mil encaminhamentos para vagas de emprego foram entregues. Além disso, cerca de 30 pessoas foram contratadas, na hora, na Estação Saudade. “Nesta sexta-feira, teremos um ‘saldão de vagas de emprego’ em que mais encaminhamentos serão entregues e mais pessoas conseguirão sua oportunidade no mercado de trabalho”, disse Gomes.

Gomes salienta que além das vagas de trabalho, o evento conta com mais de 100 cursos de qualificação, além de palestras para a formação de mão de obra qualificada. “Muitos cursos e palestras acontecem na Estação Saudade, no decorrer do evento. Porém, outros estão com matrículas abertas”, disse o diretor.

Diego Santos, professor no sistema S, relata que a demanda do mercado de motos tem aumentado bastante. Ele conta que muito profissionais na área não tem a qualificação necessária. “Esse curso vem para agregar, tanto para a pessoa que quer aprender uma nova profissão e se inserir no mercado quanto à pessoa que já trabalha nessa área. A indústria se fortalece com isso e as oficinas se beneficiam também, ao encontrar um profissional apto a realizar as atividades dentro de uma oficina”, avalia Santos.

Concorda Terezinha Bittencourt que ministra curso de costura. O curso aborda o uso de máquinas industriais, manutenção, como trabalhar com ela. Além disso, haverá a confecção de roupinhas infantis, por exemplo. “A primeira etapa do curso é mais voltada para a indústria. Mas, também, se a pessoa quiser trabalhar em casa, como autônoma, ela sai daqui preparada para isso. Tanto na indústria quanto para autônomas. As vezes a pessoa quer empreender, montar um próprio negócio, uma alfaiataria. A pessoa sai preparada para enfrentar a vida, o mercado de trabalho”.

O secretário de Indústria, comércio e Qualificação Profissional, José Loureiro Neto, conta que a Semana de Qualificação contou com diversas parcerias importantes para a realização do evento. Segundo ele, mais de uma centena de cursos são oferecidas gratuitamente para a população. “A Semana de Qualificação Profissional visa disponibilizar para a população as ferramentas necessárias para o cidadão ser bem-sucedido no mercado de trabalho. Trabalhadores capacitados conseguem recolocação no mercado de trabalho com muito mais facilidade. Este é o esforço da Prefeitura para atender quem está desempregado e auxiliar as empresas no preenchimento das vagas”, finaliza Loureiro.

Cursos com vagas disponíveis para inscrição na Semana de Qualificação Profissional, com as aulas que realizadas no mês de agosto e setembro:

– Trilha usinagem cnc na indústria

– Trilha parâmetro de corte para usinagem

– Trilha ferramentas para usinagem com máquinas cnc

-Corte e costura básica

-Confecção de enxovais para bebê

-Práticas administrativas

-Técnicas de confeitaria