Mais de 10 mil pessoas passaram pela Semana de Qualificação 2022

1 ano atrás em 15 de agosto de 2022 às 16:02, possui 133 visualizações até o momento

Cursos de capacitação movimentam evento, que ainda conta com vagas abertas

por Assessoria

Mais de 10 mil pessoas prestigiaram a Semana Municipal de Qualificação Profissional promovida pela Prefeitura de Ponta Grossa, através da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional. Entre os dias 8 e 12 de agosto, foram ofertadas mais de 1 mil vagas de emprego, disponibilizados mais de 100 cursos, bem como possibilitando um maior contato do jovem com o mercado de trabalho.

O prefeito em exercício, Daniel Milla Fraccaro, comenta que o evento atingiu seu objetivo. Segundo ele, a Prefeitura possibilita a qualificação de mais mão de obra, que garantirá uma maior chance das pessoas conseguirem emprego. “Além disso, o Município aposta que com mais trabalhadores capacitados, maior será o interesse de novas empresas se instalarem na cidade Desta forma, trabalhamos não apenas por emprego e renda, mas também pelo desenvolvimento da nossa cidade”, pontua Milla.

De acordo com a Agência do Trabalhador, para dar conta de atender a mais de 1 mil vagas ofertadas, foram disponibilizadas mais de 1.500 cartas de encaminhamentos. “Destes encaminhamentos, a grande maioria dos candidatos para as vagas participam ou aguardam as entrevistas de emprego diretamente com as empresas, enquanto outros já saíram do evento direto para o exame de admissão”, conta Nilton Gomes, diretor da Agência do Trabalhador.

Como foi o caso do Cleiton Medenski, de 27 anos. Ele conta que recebeu uma carta de encaminhamento no primeiro dia do evento, mas que não foi selecionado pela empresa. Voltou no segundo dia da Semana de Qualificação e foi encaminhado para uma empresa que fazia a seleção na própria Estação Saudade. Desta vez, Medenski teve mais sorte e já saiu com a Carteira de Trabalho assinada. “Já tinha trabalhado como montador de estrutura e podador. Fazia mais de um ano que estava sem registro, fazendo apenas serviços pontuais e esporádicos. Este emprego veio na hora certa para mim”, comenta Medenski, que inicia nos próximos dias a vaga de repositor em uma rede de supermercados da cidade.

Outro destaque para o evento foram os cursos de qualificação ofertados gratuitamente. Gomes destacou que a grande adesão demonstra que a população de um modo geral começa a compreender a importância da formação para conseguir lugar no mercado de trabalho. “100% dos cursos tiveram procura pelas pessoas que passaram pela Semana de Qualificação. Isso aponta para uma mudança na cultura do trabalhador que buscava anteriormente apenas o emprego, sem ter a qualificação profissional como contrapartida”, avalia Gomes.

Josué Fernandes de Oliveira, professor do curso de panificação comenta que a unidade móvel abrange cursos de panificação e confeitaria. Segundo o professor, o curso é importante pela pouca disponibilidade de profissionais da área. “O Sistema S tem um foco em indústria, mas várias pessoas saem daqui com o desejo de serem autônomas. De forma geral, o curso visa gerar rentabilidade, agregar na indústria e no comércio também”, comenta Oliveira, que lembra que o curso continua ainda nesta semana.

O secretário de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional, José Loureiro Neto, comemora o sucesso do evento e ressalta a importância das parcerias para a realização do evento. “Foram 23 instituições de ensino, englobando o ensino superior, técnico e de qualificação. Além disso, contamos com a parceria de empresas de RH para disponibilizar as vagas de trabalho que foi mais um motivador para o público comparecer na 2ª edição da Semana de Qualificação Profissional”, finaliza Loureiro.

Galeria de fotos:

Pular para o conteúdo Secured By miniOrange