Castrapet inicia atendimentos em Ponta Grossa

1 ano atrás em 4 de outubro de 2022 às 17:00, possui 217 visualizações até o momento

Iniciativa do Governo do Estado realizada em parceria com a Prefeitura de Ponta Grossa garantirá mais de 1.100 castrações até sexta-feira

Começaram nesta terça-feira (04) os atendimentos do Castrapet Paraná (Programa Permanente de Esterilização de Cães e Gatos). A iniciativa é do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest) e do IAT, em parceria com a Prefeitura de Ponta Grossa. A ação que segue até sexta-feira na cidade é uma iniciativa inédita no Brasil e tem entre os principais objetivos a prevenção de zoonoses e o controle populacional desenfreado de pets.
O mutirão vai garantir a castração de mais de 1.100 cães e gatos. “Através dessa parceria com o Governo do Estado conseguimos atender a população que mais precisa dessa ajuda e ainda conseguimos, na outra ponta, reduzir um problema de saúde pública que é o grande número de animais soltos nas ruas”, avalia a prefeita Elizabeth Schmidt.
“É uma ajuda boa, pois assim podemos cuidar melhor do bichinho”, diz Inês Nunes de Lara, moradora do Sabará. Quem também levou o pet para a castração foi Luís Fernando, de Olarias. “Estou sendo muito bem atendido. O processo é bem rápido. Isso sem falar na economia, pois esse dinheiro que seria gasto na castração, vou poder guardar para a praia no final do ano”, comemora.
Os recursos investidos são do Fundo Estadual do Meio Ambiente ou de emendas parlamentares, por meio do programa Paraná Cidades. As cirurgias são gratuitas para a população e, além da castração, os tutores recebem medicação para o pós-operatório e orientações para o bem-estar animal.
O secretário de Meio Ambiente, Andre Pitela, reforça que os tutores de cães e gatos que não conseguiram uma vaga nesta ação poderão procurar o CRAR para se inscrever gratuitamente para o atendimento oferecido pelo Município. “Todas as pessoas interessadas e que se enquadram nos critérios serão atendidas. Nós temos 462 vagas a cada mês até o fim do ano para castração em parceria com as clínicas conveniadas”, reforça.
Todas as informações podem ser obtidas pelo telefone 3220-1000, ramais 2308, 2318 e 4072.

Galeria de fotos:

Pular para o conteúdo Secured By miniOrange