Ponta Grossa inicia cadastros online de Pré-matrículas para o ano letivo 2023

1 ano atrás em 17 de outubro de 2022 às 17:27, possui 520 visualizações até o momento

A partir de hoje até o dia 17 de novembro está aberto o sistema de cadastro de intenção de matrícula para novos alunos na Educação Infantil e Ensino Fundamental, totalmente online, para o ano letivo 2023

A Prefeitura de Ponta Grossa informatizou o sistema de cadastramento de novos alunos para a rede municipal de ensino, que a partir deste ano será totalmente online. Desta forma, pais e responsáveis que buscam uma nova vaga na Educação Infantil ou no Ensino Fundamental para o ano 2023 devem acessar o sistema Pré-matrícula PG Online, pelo site da Prefeitura. O cadastro foi aberto nesta segunda e permanece disponível até o dia 17 de novembro.

Devem acessar o sistema todas as famílias que querem solicitar uma vaga nova em uma das Escolas ou CMEIs do município. Estudantes que irão trocar de CMEI ou Escola também devem realizar o cadastramento. Já crianças que estão regularmente matriculadas nos CMEIs ou Escolas Municipais e vão permanecer na mesma unidade, não precisam fazer novo cadastro – elas serão encaminhadas para a rematrícula pela própria unidade de ensino.

Para a prefeita Elizabeth Schmidt, o sistema faz parte de um conjunto de melhorias na área da Educação. “Já realizamos a chamada online, estamos ampliando a conectividade nas escolas, vamos adquirir notebooks para os professores e apresentamos, agora, o cadastramento online. Esta inovação foi feita por gente nossa, trazendo uma solução muito importante e que vai permitir um melhor aproveitamento do tempo e do atendimento de nossos CMEIs e Escolas, tendo sempre em vista o aprendizado de nossos alunos”, anota a prefeita.

Conforme a secretária de Educação, professora Simone Pereira Neves, a novidade vai aprimorar a gestão dos dados dos estudantes e melhorar a distribuição das vagas na cidade. “Este é mais um passo importante para tornar mais eficiente a gestão das informações e das vagas na rede municipal de ensino. Foi um trabalho em conjunto entre Educação e Administração, com o apoio da equipe de Tecnologia da Informação da Prefeitura e que vai nos permitir atender nossa população ainda melhor”, considera Simone.

Ao preencher os dados, os responsáveis deverão selecionar três (03) opções de pré-matrícula, em três CMEIs ou Escolas diferentes. Será dada prioridade para a primeira opção, depois a segunda e, por último, a terceira. Após essa etapa, CMEIs e Escolas farão a análise dos pedidos e a distribuição das vagas. O pré-cadastro não é uma garantia de vaga. Assim, os responsáveis deverão ficar atentos aos telefones de contato informados para que, quando chamados, possam ir até a unidade escolar para apresentação dos documentos solicitados. A efetivação das matrículas irá ocorrer de 28 de novembro a 09 de dezembro.

A secretária de Administração e Recursos Humanos, Cliciane Garczarek, observa que o uso da tecnologia como ferramenta de inovação está em consonância com o Plano de Governo na criação e implementação de plataformas digitais, como Smart City e Vale dos Trilhos. Segunda ela, o Departamento de Informática programou a plataforma online para que Secretaria Municipal de Educação tenha informações precisas sobre a quantidade de crianças que necessitam de uma vaga na rede municipal de ensino, especialmente nos Centros Municipais de Educação Infantil. “O formato digital vai facilitar a escolha da escola pelos pais, como também otimizar a entrega de uniformes escolares, pois através do sistema poderá ser informado o tamanho do uniforme e o tamanho do calçado dos alunos. O sistema vai melhorar a qualidade das informações e contribuir com o objetivo de zerar a busca de vagas para o segmento creche, impedindo a duplicidade de cadastros”, explica Cliciane.

Documentos em mãos

Antes de acessar o sistema, deve-se ter em mãos os documentos dos pais ou responsáveis legais e da criança, como CPF, RG, endereço completo, telefones de contato, CPF e cartão SUS da criança. Todos deverão ser apresentados posteriormente, no ato da matrícula. O cadastramento não garante a vaga, que deverá ser posteriormente confirmada pela unidade de ensino. Ele deve ser feito apenas uma vez – caso ele seja feito novamente, o sistema irá considerar apenas o cadastro realizado por último, ou seja, o anterior será substituído. Caso não consiga finalizar o cadastro, o responsável pode procurar a unidade de ensino mais próxima de sua casa.

Galeria de fotos:

Pular para o conteúdo Secured By miniOrange