Prefeitura terá projeto inovador de Segurança Pública

1 ano atrás em 19 de outubro de 2022 às 17:25, possui 247 visualizações até o momento

Novas câmeras foram instaladas e em breve estará em funcionamento uma Plataforma Integradora, ferramenta de cidades inteligentes

por Assessoria

A segurança do cidadão é uma das maiores preocupações da gestão. Em virtude disso, a Prefeitura de Ponta Grossa, através da Secretaria de Cidadania e Segurança Pública está prestes a implementar o mais moderno sistema de segurança do Paraná. Através da tecnologia da informação, o Programa Ponta Grossa +Segura terá condições de ampliar o monitoramento na cidade por meio de câmeras públicas e, futuramente, também por câmeras privadas, visando reduzir o tempo de resposta para as ocorrências, e assim, melhorando o atendimento para a população.

“Sabemos que uma das principais reivindicações dos munícipes, atualmente, está relacionada com a Segurança Pública. Em virtude disso, a Prefeitura está investindo não apenas em pessoal com a realização de concurso público, mas também em tecnologia para atender mais pessoas de maneira efetiva e em menos tempo”, disse Elizabeth Schmidt, comentando que a efetivação do Programa Ponta Grossa + Segura é um divisor de águas na cidade no que se refere a monitoramento.

Nas últimas semanas a Prefeitura instalou 36 câmeras no total, com sua grande maioria já em funcionamento. De acordo com a secretária Tânia Sviercoski, o incremento quantitativo nos equipamentos, substituem também os totens utilizados anteriormente. “As câmeras também conhecidas PTZ são bem mais modernas e as fixas contam com qualidade FullHD”, disse a secretária, que comenta que nas novas câmeras o investimento foi de aproximadamente R$ 15 mil, mas que na efetividade do Programa no âmbito tecnológico, serão cerca de R$ 500 mil ao ano.

Estão sendo instaladas câmeras na Praça Álvaro Holzmann, Praça Barão de Guaraúna (Praça dos Polacos), Praça Barão do Rio Branco (Ponto Azul), Praça Simón Bolívar (Oficinas), Calçadão da Coronel Cláudio, Av Aldo Vergani (Parque Linear), Lago de Olarias, e em outros locais que ainda dependem de estudos de viabilidade técnica.

Além do equipamento de captação de imagem da Prefeitura, através de um software específico, a Plataforma Integradora da Guarda Municipal, desde que autorizado pelo cidadão, poderá utilizar de imagens particulares das câmeras de segurança das residências que estão direcionadas para a rua. “Dessa forma, dependendo do local do chamado pelo telefone 153, poderemos acessar as câmeras de monitoramento das casas da região da ocorrência, facilitando o encaminhamento das viaturas para o atendimento”, disse Tania, que explica o modelo de autorização já conta com lei aprovada, mas necessita ainda de regulamentação e logo que esteja em vigência, será divulgado pela Prefeitura.

O diretor do Departamento Tecnológico da Secretaria de Cidadania e Segurança Pública, Rogério Luiz Büchner explica que esta integração possibilitará na sequência o ‘Cercamento Digital’ das entradas e saídas da cidade, com sistema de reconhecimento ótico de caractere (OCR) que terá um controle dos veículos que entram e saem da cidade, pela placa do carro. “Além do uso da tecnologia no monitoramento na cidade, através de câmeras próprias e também particulares, teremos mais este benefício que é ter um controle, se necessário, dos veículos que entram e saem da cidade”, destaca Büchner, que ressalta que o sistema de OCR ainda está em fase de licitação.

O novo sistema de segurança integra o eixo de democratização tecnológica e inclusão digital do Vale dos Trilhos, o ecossistema de inovação de Ponta Grossa. “A apropriação das novas tecnologias por parte do poder público em prol da construção de uma cidade inteligente, da democratização tecnológica e da inclusão digital está nos pilares estruturantes deste governo. Este projeto é um exemplo claro disto. Na medida em que trará benefícios diretos para todos os habitantes, independente de onde residam”, afirma a presidente da Agência de Inovação e Desenvolvimento, Tônia Mansani.

“Na próxima semana os servidores farão o treinamento na operacionalização do programa integrado para em breve entrar em funcionamento. Somos pioneiros no Paraná com este modelo e em breve teremos um dos programas mais completos de Segurança Pública dos municípios paranaenses”, finaliza a secretária Tania.

Galeria de fotos:

Pular para o conteúdo Secured By miniOrange