Prefeitura realiza palestra em alusão ao Novembro Azul

1 ano atrás em 22 de novembro de 2022 às 17:36, possui 97 visualizações até o momento

Ação dá destaque à prevenção do câncer de próstata

por Assessoria

A Prefeitura de Ponta Grossa, através da Secretaria de Administração e Recursos Humanos, realizou nesta terça-feira (22) a abertura do evento “Juntos Pela Mesma Causa” no Centro de Educação Ambiental, em alusão ao Novembro Azul, exclusivamente para servidores municipais. A ação, exclusiva para servidores municipais, contou com a presença da prefeita Elizabeth Schmidt, como também com uma palestra do médico urologista Bernardo Passos Sobreiro, que orientou sobre o câncer de próstata e sua prevenção.

A prefeita Elizabeth Schmidt disse para os servidores presentes que este mês é muito importante para os homens cuidarem da saúde, se informarem e combaterem o preconceito. “Vocês são muito importantes para a Prefeitura, para suas famílias e amigos, por isso cuidem da saúde”, comentou Elizabeth, salientando a relevância da palestra que seria ministrada a seguir.

De acordo com o médico, é importante dar atenção ao histórico familiar quando se trata do cuidado contra a doença. “Quem tem caso na família deve ficar atento, pois o risco aumenta muito. Por exemplo, quem não tem parente com câncer de próstata deve ter cerca de 17% de câncer, uma taxa normal da população. Já se o pai desse indivíduo teve, ele tem 36% de chance de ter; se o irmão teve, triplica, vai para 55%; se pai e irmão tiveram, já sobe para 85% de chance de ter o câncer de próstata. Saber o histórico familiar é extremamente importante”, orientou.

Sobreiro destaca ainda que o câncer de próstata atinge de forma mais grave indivíduos que têm a doença quando se é jovem e o porquê do câncer não atingir de forma mais forte os idosos. “Quanto mais cedo se tem, mais rápido a doença evolui no corpo do paciente. Quando se tem uma idade mais avançada, como por exemplo aos 70 anos de idade, ela não avança e é chamada de “doença indolente”, explicou o médico.

Cliciane Garczarek, secretária municipal de Administração e Recursos Humanos, ressalta a importância da informação e por isso a realização do evento. “Temos a certeza que a palestra além de orientar, sensibilizou o servidor quanto a importância do cuidado permanente à saúde do homem e com isso, os que se entenderem necessário, deverão procurar ajuda especializada. Ter um diagnóstico no início da doença é um fator importante para garantir eficiência no tratamento”, finaliza.

Galeria de fotos:

Pular para o conteúdo Secured By miniOrange