Ponta Grossa faz adesão ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional

1 ano atrás em 23 de novembro de 2022 às 16:03, possui 110 visualizações até o momento

Programas do Município demonstram compromisso com o combate à fome na cidade

por Assessoria

Nesta semana, a prefeita Elizabeth Schmidt assinou a adesão de Ponta Grossa ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN), através do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional. O SISAN é um sistema de gestão intersetorial de políticas públicas, participativo e de articulação entre os três níveis de governo para a implementação e execução das Políticas de Segurança Alimentar e Nutricional.

A prefeita explica que a gestão trabalha para garantir a alimentação adequada para a população mais vulnerável e ampliou este compromisso no período da pandemia, e também depois, devido os impactos econômicos que afetaram o público menos favorecido. “Criamos o programa Comida na Mesa que atua em diversas linhas no enfrentamento a insegurança alimentar. Combatemos a fome na cessão, trocas e comercialização de alimentos de primeira necessidade”, conta Elizabeth.

O secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Bruno Costa, destaca o Programa Feira Verde e a inclusão do Vale-Gás na iniciativa, contando também com o incremento de produtos como leite e ovos, e a diminuição da quantidade de recicláveis para a troca por alimento. “O Feira Verde adquire parte expressiva dos produtos para programas sociais por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), prestigiando os produtores da agricultura Familiar”, explica.

Costa lembra também das ações desenvolvidas no Mercado da Família com o Vale-Mercado no período pandêmico, e com o aumento do teto de renda para 5 salários mínimos, para auxiliar ainda mais pessoas, no período pós pandemia. “Com isso, de maneira sustentável, a Prefeitura conseguiu dar suporte para milhares de pessoas, além do atendimento social proporcionado para famílias em situação de extrema vulnerabilidade”, elucida o secretário.

A adesão ao Sistema Nacional tem como objetivos formular e implementar políticas e planos de segurança alimentar e nutricional; estimular a integração dos esforços entre governo e sociedade civil na promoção do direito à alimentação e promover o acompanhamento, o monitoramento e a avaliação da segurança alimentar e nutricional no país. “O Município de Ponta Grossa aderiu ao SISAN, compondo sua Câmara intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan) e o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) além de cumprir com as demais exigências do sistema”, destaca Costa.

Com a adesão ao Sistema será possível fomentar as ações desenvolvidas pelo SISAN no município, como o incentivar à agricultura familiar e ao médio e pequeno produtor, no desenvolvimento de uma agricultura sustentável, fazendo mais com menos recursos. Além disso, aumentar o controle do desperdício de alimentos e criar políticas públicas voltadas à erradicação da pobreza, aumentando também a educação alimentar e nutricional, visando melhorar a qualidade e ampliação da alimentação escolar, bem como, viabilizar o recebimento de recursos financeiros para o desenvolvimento de programas e projetos relacionados à segurança alimentar e nutricional. “A mudança constante em nossos sistemas alimentares é possível e necessária para combatermos a fome em nossa cidade”, finaliza Elizabeth.

Galeria de fotos:

Pular para o conteúdo Secured By miniOrange