CMDCA realiza 9ª Conferência Municipal dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes

1 ano atrás em 25 de novembro de 2022 às 17:04, possui 236 visualizações até o momento

Evento discutiu direitos de crianças e adolescentes após pandemia da covid-19

Nesta semana, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), em parceria com a Prefeitura, realiza a 9ª Conferência Municipal dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes. O evento aconteceu no final desta semana, nos dias 24 e 25 de novembro, no Conservatório de Música Maestro Paulino, com o tema ‘A situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempos de pandemia de Covid-19: violações e vulnerabilidades, ações necessárias para reparação e garantia de políticas de proteção integral, com respeito à diversidade’.

De acordo com a presidente do CMDCA, Mônica Mongruel, o evento cumpriu com o objetivo de mobilizar a sociedade para discutir propostas voltadas para a criança e adolescente na conjuntura pós-pandemia. “Durante os últimos anos, todas as atenções estiveram voltadas para a saúde e, infelizmente, alguns dilemas sociais, como situações de vulnerabilidade envolvendo a população jovem, foram expostos, ou se acentuaram. O conselho atua como um agente fiscalizador da sociedade. Deste modo, o evento serviu para levantar e buscar soluções para promover um combate mais efetivo aos desafios sociais impostos a nós”, destaca.

Para Tatyana Denise Belo, secretária municipal da Família e Desenvolvimento Social, a existência dos conselhos municipais é muito importante para a condução das políticas públicas e no caso do CMDCA não é diferente. “A conferência é o ponto alto do debate e conta com uma participação maior de pessoas, o que possibilita uma maior interação com a sociedade. É através deste evento que são escolhidos nossos representantes para os eventos estadual e nacional. Desta forma poderemos contribuir para políticas públicas em âmbito municipal, mas também em outras esferas”, disse Tatyana.

Para a prefeita Elizabeth Schmidt, a população deve participar das discussões sobre as políticas públicas que interferem no cotidiano das pessoas e a Conferência cumpre com este objetivo. “A atual gestão está atenta para as questões que envolvem as crianças e adolescentes e está sempre aberta para o trabalho realizado pelo CMDCA. Para a Prefeitura, este público é prioridade”, finaliza Elizabeth.

A Programação 9ª Conferência Municipal dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes, contou com a leitura e aprovação do Regimento Interno do evento, com a palestra Magna, debates e a exposição das políticas públicas de saúde, educação, assistência social e do conselho tutelar quanto a execução dos serviços em meio à pandemia e desafios pós-pandemia no município de Ponta Grossa.

Galeria de fotos:

Pular para o conteúdo Secured By miniOrange