Prefeitura de Ponta Grossa lança consulta pública para PPP da iluminação urbana

1 ano atrás em 2 de dezembro de 2022 às 08:50, possui 174 visualizações até o momento

Objetivo é trocar 50 mil lâmpadas de sódio em ruas, avenidas e praças cidade por LED

A Prefeitura de Ponta Grossa inicia uma nova etapa no processo de revitalização da iluminação pública da cidade. A partir desta segunda-feira (05) uma consulta pública ficará disponível para que toda a população possa discutir, ao lado do município, a Parceria Público-Privada (PPP), que prevê a troca das lâmpadas antigas por modernas de LED.

A prefeita Elizabeth Schmidt destaca que a consulta pública é uma etapa importante e que aproxima a sociedade das decisões. “A modernização da iluminação será porta de entrada para uma cidade mais inteligente, além de reduzir o impacto ambiental e melhorar a iluminação pública. Por isso, é muito importante ouvirmos as pessoas para construirmos em conjunto essa solução que vai transformar nossa cidade”, afirma.

Já a presidente da Agência de Inovação e Desenvolvimento, Tônia Mansani, ressalta o compromisso de fazer de Ponta Grossa uma cidade inteligente e mais sustentável. “A PPP da iluminação pública será um divisor de águas na história do nosso município no que tange a construção de uma cidade inteligente, inclusiva e voltada para o cidadão. A consulta pública é o espaço destinado para participação da população nesta construção”, declara.

A consulta ficará aberta até o dia 13 de janeiro de 2023. Durante essa etapa, a comunidade poderá ter acesso a diversos documentos sobre a PPP, além de enviar suas perguntas e complementações no link https://consultapublica.pontagrossa.pr.gov.br.

Uma Audiência Pública está marcada para 15 de dezembro, das 14h às 16h, na Câmara de Vereadores de forma presencial com espaço para esclarecimento de dúvidas, com transmissão ao vivo pelo Facebook da Prefeitura.

O projeto

Em contrato firmado com a Caixa Econômica Federal, o Projeto de Concessão do Sistema de Iluminação Pública, na modalidade Parceria Público-Privada (PPP) foi apresentado para o município em dezembro de 2021 e o processo final deverá ser feito por meio de leilão. A expectativa é que o processo de leilão ocorra em fevereiro de 2023.

Segundo dados da Agência de Inovação e Desenvolvimento, hoje Ponta Grossa tem apenas 3% de iluminação pública em LED, compondo praças e parques sendo mais de 90% a base de vapor metálico, de sódio e mercúrio. A prefeitura espera que 50 mil lâmpadas sejam substituídas por novas de LED.

A modernização da iluminação pública também é um projeto do Vale dos Trilhos, representando a consolidação de Ponta Grossa como cidade inteligente, pois com a modernização da iluminação por LED, outras tecnologias chegarão ao município, posição inovadora no estado e no Brasil.

Galeria de fotos:

Pular para o conteúdo Secured By miniOrange