Prefeitura lança projeto para ampliar ações de prevenção e combate às IST´s

1 ano atrás em 6 de fevereiro de 2023 às 16:01, possui 107 visualizações até o momento

A Prefeitura de Ponta Grossa inicia, neste mês de fevereiro, as atividades do projeto “Sextou com um date? Sabadou com um crush!”. 

Promovida pela Fundação Municipal de Saúde, a iniciativa tem como objetivo ampliar as ações de prevenção e combate às Infecções Sexualmente Transmissíveis no Município oferecendo atendimento em contraturno para a população – das 19h às 22h – às sextas-feiras e/ou sábados. 

“A ampliação desse serviço é muito importante para que continuemos avançando na área da saúde do nosso Município, que conta com equipes altamente especializadas e que são referência no combate às IST´s. Um exemplo disso é a recente certificação do Ministério da Saúde concedida ao  Município por termos erradicado a transmissão do vírus  HIV de mães para filhos, uma grande conquista para a cidade e um imenso incentivo para trabalharmos ainda mais na prevenção e combate dessas doenças”, aponta a prefeita Elizabeth Schmidt.  

De acordo com a presidente da Fundação Municipal de Saúde, Juliane Dorosxi, o projeto será coordenado por equipes do Centro de Testagem e Aconselhamento e do Serviço de Atendimento Especializado (CTA/SAE), departamentos da FMS que já são responsáveis pelas ações que envolvem  IST´s no Município. 

“Nossa intenção é oferecer a possibilidade de atendimento para pessoas que por algum motivo não podem frequentar o CTA/SAE durante o horário normal de funcionamento, oferecendo suporte e acompanhamento em contraturno e facilitando acesso aos serviços disponibilizados pelo Município”, explica. 

Segundo o coordenador do CTA/SAE, Jean Zuber, as ações serão desenvolvidas quinzenalmente. A primeira delas já está programada para o dia 17/02. 

“Nesta primeira atividade, nossas equipes irão realizar testes rápidos e a distribuição de preservativos e de materiais informativos sobre IST´s e Profilaxia Pós Exposição ao HIV, conhecida como PEP”, declara. 

Diagnósticos de HIV são maiores entre jovens em Ponta Grossa

De acordo com a Fundação Municipal de Saúde, os casos positivos de HIV no Município registrados em 2022 envolvem principalmente jovens com idades entre 20 e 29 anos. Das 74 infecções confirmadas no ano passado, 35 são de pessoas nesta faixa etária, a maioria (51) do gênero masculino. 

“O reforço das ações de conscientização é essencial para a diminuição destes casos. Neste sentido, este projeto é muito importante para a difusão de informações que envolvem a prevenção e o acompanhamento destas doenças, incluindo a divulgação dos protocolos de Profilaxia Pré e Pós Exposição, que tem sido uma ferramenta muito importante no combate ao HIV”, conta Jean Zuber. 

Diferenças entre Profilaxia Pré (PrEP) e Pós Exposição (PEP)

Profilaxia Pré-Exposição – PrEP

É um tratamento contínuo para prevenção do HIV destinado às pessoas com maior risco de exposição sexual sem o uso do preservativo, por exemplo, casais onde apenas um dos parceiros convive com o HIV,  profissionais do sexo ou usuários de drogas injetáveis, entre outros .

Profilaxia Pós-Exposição – PEP

Neste protocolo, os medicamentos são administrados após o paciente ter sido potencialmente exposto ao vírus HIV, como, por exemplo, em casos de estupro,  rompimento ou não utilização da camisinha durante relação com alguém que convive com o HIV, usuários de drogas que compartilharam agulhas ou profissionais de saúde que se acidentaram com agulhas ou material biológico potencialmente contaminado.

No caso da PEP, o tratamento deve ser iniciado o mais rápido possível com limite de 72 horas, sendo necessária a sua continuidade por 28 dias e acompanhamento do paciente por uma equipe de saúde por 90 dias. 

Ambos os tratamentos são disponibilizados pelo Município no CTA/SAE e nas UPAS.


Galeria de fotos:


Pular para o conteúdo Secured By miniOrange