Ponta Grossa tem Wi-Fi grátis em unidades de saúde desde 2018

1 ano atrás em 20 de março de 2023 às 16:41, possui 253 visualizações até o momento

Ponta Grossa será um dos destaques do Smart City Expo Curitiba, o maior evento de cidades inteligentes do Brasil, que acontecerá nesta semana na capital paranaense. A cidade, através do Vale dos Trilhos, um ecossistema de inovação, vem ano após ano se consolidando como uma cidade inteligente, sempre em busca de soluções sustentáveis e que tem reflexo direto no dia a dia da população. Um dos exemplos é a conectividade garantida com acesso gratuito à internet via rede Wi-Fi “PG Conectada”, em diferentes pontos da cidade, como unidades de saúde.
“O nosso objetivo é ter a cada dia uma cidade mais criativa e que busca soluções inteligentes para resolver as demandas da população com o menor custo possível”, finaliza a prefeita Elizabeth Schmidt.
Desde 2018, as Unidades de Saúde, Centros de Especialidades, UPAs e locais públicos como praças, terminais de ônibus metropolitanos e rodoviárias oferecem acesso gratuito à internet via Wi-Fi, disponível 24 horas mediante um breve cadastro.
A saúde é um dos setores que mais recebe atenção neste projeto. Além das unidades, o Centro de Atendimento da Criança, CAPS AD, CAPS Infantil, Centro Municipal da Mulher, Centro Municipal de Especialidades, Farmácia Central, SAE/CTA e as duas Unidades de Pronto Atendimento também contam com Wi-Fi grátis.
A iniciativa integra o eixo Democratização Tecnológica e Inclusão Digital, do Vale dos Trilhos. Como destaca a presidente da Agência de Inovação e Desenvolvimento, Tônia Mansani, uma cidade inteligente se define por aquela que utiliza a tecnologia e a inovação como meios para promover o desenvolvimento econômico e a melhoria da qualidade de vida dos seus habitantes, através da gestão integrada de dados e serviços, em consonância com a sustentabilidade. “Uma cidade inteligente deve ser capaz de utilizar as tecnologias de forma integrada para promover a eficiência energética, a mobilidade urbana sustentável, a gestão dos recursos naturais, a segurança pública, o acesso à informação e à cultura, a promoção do empreendedorismo e da inovação, e a participação de toda a comunidade em formato colaborativo e inclusivo”, comenta.
Para Cliciane Garczarek, Secretária Municipal de Administração, além de disponibilizar o acesso à rede Wi-Fi para a população, a prefeitura de Ponta Grossa demonstra seu compromisso com a inovação e com a inclusão digital. “Ao se tornar uma cidade inteligente, Ponta Grossa pode aproveitar as oportunidades oferecidas pela tecnologia para melhorar os serviços públicos, a gestão urbana, a sustentabilidade e a qualidade de vida dos cidadãos. Ao democratizar o acesso à internet, buscamos reduzir as desigualdades sociais, ampliar o acesso à informação e à educação, estimular o empreendedorismo e o desenvolvimento econômico”, complementa.

AMPLIAÇÃO
O município pretende modernizar e ampliar o serviço de acesso à internet em mais praças do município. O projeto faz parte do Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação e prevê um cronograma adequado de investimentos para o município.
A iniciativa visa democratizar o acesso à internet e promover a inclusão digital dos moradores em diversas regiões. Segundo dados do IBGE, cerca de 20% da população brasileira ainda não tem acesso à rede mundial de computadores. “Para muitos desses cidadãos, a internet é uma ferramenta essencial para a educação, o trabalho e a comunicação”, finaliza Samuel Moreira, Diretor de Tecnologia da Informação.

COMO ACESSAR
Para acessar, basta ligar o Wi-Fi no celular e clicar em PG Conectada. Será solicitado para fazer um cadastro simples, que pode ser feito pelo google ou facebook. Após esta etapa, o sinal está liberado para acessar a internet e redes sociais.

Galeria de fotos:

Pular para o conteúdo Secured By miniOrange