Prefeitura comemora primeiro aniversário da Casa da Mulher

1 ano atrás em 24 de março de 2023 às 17:35, possui 159 visualizações até o momento

O primeiro aniversário da Casa da Mulher foi comemorado nesta sexta-feira (24), no auditório da Proex – UEPG. A prefeita Elizabeth Schmidt participou do evento e ressaltou a importância do serviço prestado no espaço.

“As vítimas encontram atendimento psicológico, social e jurídico na Casa da Mulher. O serviço foi idealizado com o intuito de fortalecer essas mulheres que passam por um momento de extrema fragilidade. É nosso compromisso fornecer todos os meios necessários para que elas consigam romper com o ciclo de violência”, afirma Elizabeth.

No primeiro ano de atuação, a Casa da Mulher atendeu 289 mulheres vítimas de violência. “Desde a implantação do serviço, conseguimos avançar muito na garantia dos direitos dessas mulheres. Hoje já somos uma referência no atendimento a vítimas de violência doméstica na cidade. Agora a meta é avançar na ampliação e organização da rede de proteção”, declara Tatyana Denise Belo, que é secretária Municipal da Família e Desenvolvimento Social e presidente da Fundação Municipal de Assistência Social.

A secretária Municipal de Cidadania e Segurança Pública, Tânia Sviercoski também marcou presença na solenidade e destacou o trabalho das equipes da Patrulha Maria da Penha, que atuam na Casa da Mulher. “Atualmente, nossos agentes são responsáveis pelo acompanhamento de mais de 400 medidas protetivas de urgência. A atuação em conjunto com os demais integrantes da rede de proteção, na Casa da Mulher, ajuda a garantir a segurança das vítimas de violência doméstica”, destaca a secretária.

Durante o evento, foram apresentados os dados coletados pela equipe nos últimos 12 meses. “96,4% das mulheres atendidas foram agredidas dentro de casa. A violência psicológica é a que tem maior incidência. 81% das mulheres relataram terem sido vítimas de agressões verbais e humilhações.  Em segundo lugar vem a violência física, perfazendo 61% dos relatos”, revela a coordenadora da Casa da Mulher, Camila Calisto Sanches.

Na mesma oportunidade, foi apresentado a minuta do Decreto de instituição da Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica, Familiar e Sexual contra as Mulheres do Município de Ponta Grossa, além do lançamento do “Projeto Mulheres em Rede”, que busca a conscientização e capacitação de gestores de organizações privadas para identificar, enfrentar e eliminar todos os tipos de violência contra a mulher, trazendo os impactos da violência de gênero dentro do ambiente de trabalho.

Galeria de fotos:

Pular para o conteúdo Secured By miniOrange