Prefeitura libera consulta de débitos do IPTU pelo Whatsapp

11 meses atrás em 6 de abril de 2023 às 17:00, possui 774 visualizações até o momento

Além de consultar débitos, contribuinte pode gerar o boleto para pagamento do tributo usando o aplicativo de celular

A prefeitura de Ponta Grossa, através da secretaria da Fazenda, está liberando a partir desta segunda-feira (10) a consulta e o pagamento de débitos do IPTU 2023 via Whatsapp pelo (42) 3220-1234. O uso do aplicativo para essa finalidade está ocorrendo de forma inédita em Ponta Grossa, uma vez que esse ano foi enviado o boleto somente com a cota única para pagamento do tributo.

A prefeita Elizabeth Schmidt destaca o caráter inovador da medida, a facilidade para o contribuinte e a economia que representa para os cofres públicos. “Esse sistema é fantástico. Com apenas alguns cliques no celular o contribuinte pode gerar o boleto e fazer o pagamento de maneira rápida e segura. Além disso, há também economia para a prefeitura, que vai deixar de gastar cerca de meio milhão de reais com a extinção dos boletos”, afirma a prefeita.

De acordo com o secretário da Fazenda, Cláudio Grokoviski, o usuário pode solicitar a(s) parcela(s) para pagamento, como também consultar débitos de IPTU de exercícios anteriores além de autorizar o envio do IPTU 2024 pelo Whatsapp usando esse número. “Escolhemos um número de fácil identificação para evitar golpes. Para ter acesso às informações, é necessário que o contribuinte apenas digite o número do cadastro do imóvel e confirme algumas informações simples. Logo em seguida, o programa informa do código de barras e gera também o boleto em PDF para o pagamento”, explicou o secretário.

O número do cadastro do imóvel é de fácil identificação, ela está inserido na capa do boleto enviado e na parte superior do boleto de pagamentos, ou ainda em boletos e carnês de anos anteriores.

Cota única e primeira parcela

Conforme um levantamento feito pela secretaria da Fazenda, pouco mais de 53 mil cadastros efetuaram o pagamento do IPTU 2023 em cota única, e em torno de 25 mil fizeram o pagamento da primeira parcela do tributo. Isso representa em valores absolutos cerca de R$ 45 milhões de reais pagos até o dia 31 de março, restando um total de aproximadamente R$ 127 milhões a serem pagos.

Para quem optou pelo parcelamento, o vencimento das parcelas ocorrerá no dia 20 de cada mês, começando em abril e terminando em dezembro. Os pedidos de revisão dos valores, para quem identificar alguma divergência no valor ou na metragem do imóvel, devem ser protocolados até o dia 30 de maio. A solicitação pode ser feita tanto na Praça de Atendimento como de forma online, pelo site da Prefeitura.

Quem tem direito à isenção do IPTU também pode protocolar a solicitação na Praça de Atendimento ou solicitar de forma online até o dia 31 de outubro. O contribuinte que não realizar o protocolo neste prazo e não realizar o pagamento do tributo, mesmo enquadrado nas regras, poderá ser inscrito em Dívida Ativa caso o valor fique em aberto.

IPTU 2024

A cidade de Ponta Grossa irá extinguir definitivamente o boleto impresso do IPTU para o exercício 2024. De acordo com a secretaria da Fazenda, essa medida deve gerar uma economia de meio milhão de reais com despesas de impressão e entrega da correspondência do tributo.

Galeria de fotos:

Pular para o conteúdo Secured By miniOrange