Prefeitura realiza mutirão de exames preventivos neste sábado

10 meses atrás em 15 de maio de 2023 às 16:51, possui 437 visualizações até o momento

A participação acontece mediante agendamento prévio. Inscrições podem ser feitas a partir de quarta-feira (17)

A Prefeitura de Ponta Grossa realiza, neste sábado (20), um mutirão para a coleta de exames preventivos (Papanicolau). A ação acontece das 8h às 17h nas unidades de saúde Egon Roskamp, no Santa Paula, Cyro de Lima, em Oficinas, Luiz Conrado Mansani, em Uvaranas, e Zilda Arns, no Parque Nossa Senhora das Graças. 

As mulheres interessadas em participar do mutirão devem realizar o agendamento prévio através do site da Prefeitura. A plataforma estará disponível para acesso das 8h desta quarta-feira (17) até às 12h de sexta-feira (19).  São 720 vagas.

“Saúde é prioridade, por isso temos trabalhado para fortalecer a rede de atenção à mulher em Ponta Grossa e as medidas de incentivo ao acompanhamento constante, que são essenciais para a identificação de doenças e o início precoce dos tratamentos. Além desse trabalho específico, também temos investido na ampliação da contratação de mais profissionais e na construção, reforma e revitalização de unidades, tudo isso para que nossa população possa contar com um serviço cada vez melhor”, destaca a prefeita Elizabeth Schmidt. 

De acordo com a presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Juliane Dorosxi, o mutirão deste sábado faz parte das ações específicas voltadas para as mulheres no Município. 

“O principal objetivo dos mutirões é permitir que as mulheres que porventura não consigam realizar os exames durante a semana também garantam o acesso aos serviços do Município”, destaca. 

Segundo a enfermeira da linha de Cuidado Materno Infantil da FMS, Manon Callaça, “A realização de consultas e exames de rotina é muito importante para a prevenção e identificação de doenças. Quando se trata de Saúde da Mulher, o foco é a prevenção do câncer de colo de útero, na qual a identificação precoce pelo exame preventivo (Papanicolau) amplia de forma substancial as chances de cura. E o mesmo acontece com outras doenças como, por exemplo, o câncer de mama. Por isso, a orientação é para que a população procure as unidades de saúde e faça seus exames de rotina e acompanhamento. A prevenção é sempre a melhor opção!”, finaliza.


Galeria de fotos:


Pular para o conteúdo Secured By miniOrange