Programa Salve Celular ultrapassa a marca de 7,5 mil usuários 

10 meses atrás em 17 de maio de 2023 às 19:22, possui 173 visualizações até o momento

A Prefeitura de Ponta Grossa registrou um aumento de mais de 88% no número de usuários cadastrados no Programa Salve Celular,  ferramenta dedicada ao combate de crimes de furto, roubo e receptação de celulares no Município. O dado engloba os cadastros realizados na plataforma entre janeiro e maio deste ano, período em que o Município passou de 4018 usuários cadastrados para 7594. 

O Programa Salve Celular é resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Ponta Grossa, Ministério Público do Paraná, Polícia Militar e Polícia Civil e consiste na criação e na manutenção de um cadastro de aparelhos onde os cidadãos e forças de segurança podem verificar se há alguma pendência relacionada ao objeto por meio de dados informados na plataforma e disponíveis no próprio telefone. 

“O trabalho desenvolvido entre as diversas instituições que compõem o Programa contribui para fortalecer ainda mais a integração entre as forças e o combate à criminalidade, resultando em uma cidade mais segura para todos”, destaca a prefeita Elizabeth Schmidt. 

De acordo com a secretária municipal de Cidadania e Segurança Pública, Tânia Sviercoski, a ampliação do número de cadastros permite a criação de um sistema mais robusto, facilitando a identificação e recuperação de aparelhos furtados e/ou roubados. 

“A inclusão dos dados sobre os aparelhos e seus status – regular, extraviado, furtado ou roubado – servem como base para que as forças de segurança e os cidadãos possam conferir se há alguma pendência com o objeto no momento de uma apreensão ou de uma compra, por exemplo. Isso contribui para inibir a realização de furtos, roubos e receptação, como também auxilia  na recuperação e destinação para os devidos donos”, explica.

O que é?

O Programa Salve Celular é um cadastro que utiliza informações do aparelho celular e do seu proprietário/possuidor. O cadastro inibe a prática de crimes de furto, roubo e receptação de aparelhos celulares, facilita a recuperação do aparelho pelo proprietário e ajuda em investigações criminais.

Uma vez realizado o cadastro, o usuário pode inserir o número de identificação do aparelho (IMEI), suas características, além de fornecer informações sobre a situação do aparelho – regular, extraviado, furtado ou roubado -. 

A partir dessas informações, os cidadãos podem conferir a situação do dispositivo (IMEI e Status). 

Os cadastros podem ser feitos através do site https://salvecelular.pontagrossa.pr.gov.br/


Galeria de fotos:


Pular para o conteúdo Secured By miniOrange