Ponta Grossa participa do 1º Seminário Estadual sobre Inovação

9 meses atrás em 7 de junho de 2023 às 16:18, possui 166 visualizações até o momento

A Prefeitura de Ponta Grossa participou nesta quarta-feira (07) do 1º Seminário Estadual de Contratação de Inovação no Setor Público, realizado pelo governo do Paraná. O seminário aconteceu no Centro de Eventos da Federação das Indústrias do Paraná, em Curitiba, e teve a parceria Tribunal de Contas do Estado (TCE-PR), do SEBRAE, com apoio do Fórum Paranaense da Micro e Pequena Empresa.

O município foi representado por uma equipe da Agência de Inovação, da Procuradoria de Licitação e pela Secretaria de Administração e Recursos Humanos, através dos departamentos de Compras e Contratos e Departamento de Tecnologia de Informação. Durante o evento foram tratadas questões referentes às oportunidades e desafios do Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil (Lei nº 13.243/2016), as Startups no Brasil e no Paraná, o Contrato Público para Solução Inovadora e as Smart Cities.

De acordo com a secretária de Administração e Recursos Humanos, Cliciane Garczarek, o objetivo do evento foi discutir sobre o Marco Legal das Startups, e a Lei de Inovação do Paraná, regulamentada em abril desse anos pelo governador Ratinho Junior. “A ideia foi debater a integração entre o setor público, empresários e a sociedade civil, e a capacitação de servidores e profissionais através de discussões sobre o tema”, explicou Cliciane.

Para a presidente da Agência de Inovação e Desenvolvimento, Tônia Mansani, a implantação de compras públicas pelo marco legal das startups é de extrema importância para o governo, especialmente neste momento. Ela ressalta ainda que é especialmente interessante observar a iniciativa do Estado do Paraná e do Tribunal de Contas ao promover um encontro para discutir essa temática. “Esse evento contribui para desmistificar a ideia da aplicação do Marco Legal das Startups nas compras públicas, evidenciando o potencial desse conjunto de leis nesse contexto. Ao participar do encontro, a Procuradoria Geral do Município passou a compreender melhor essa abordagem, e, como é possível aplicar os instrumentos legais necessários para proporcionar segurança e apoio às Secretarias Municipais na busca por inovação”, afirmou Tônia.

O seminário foi realizado através de uma parceria entre Governo do Estado, através da Secretaria da Inovação, Modernização e Transformação Digital, em conjunto com o TCE-PR, Sebrae, e com apoio da Fórum Paranaense da Micro e Pequena Empresa.

Estiveram presentes ao evento, uma comitiva da Secretaria de Administração e Recursos Humanos, composta pela secretária Cliciane Garczarek, juntamente com a coordenadora de projetos, Scheila Treiweiler, integrantes do departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação, Samuel Airon Moreira, Milena Campos Mello e Marlos Boutin, além do responsável pelo setor de compras e contratos, Joelmir Alex Wiest!. A equipe da prefeitura contou também com a presença da presidente da Agência de Inovação e Desenvolvimento, Tônia Mansani, juntamente com Kamila Kanawate, do Procurador Geral do Município, Gustavo da Matta, além dos procuradores Daniele Bahniuk Mendes e Osires Geraldo Kapp, e os demais membros da procuradoria, Luana Pressotto, Andréa Vigineski, Alexandre Borsato, e Edinei Rinaldi.

Galeria de fotos:

Pular para o conteúdo Secured By miniOrange