Trote solidário em parceria com o Selo Social bate recorde de arrecadação de alimentos

1 ano atrás em 22 de março de 2023 às 16:14, possui 129 visualizações até o momento

O Trote Solidário, promovido pela Associação Atlética Acadêmica das Engenharias da Universidade Estadual de Ponta Grossa em parceria com o Selo Social, arrecadou 2,7 toneladas de alimentos. A ação envolveu cerca de 300 acadêmicos dos 7 cursos de engenharia da UEPG e foi realizada de 14 a 18 de março.
Em quatro dias, a marca de 2 toneladas de alimentos arrecadados no ano passado foi superada. Ainda como parte da programação, as turmas de calouros tiveram a oportunidade de conhecer realidades bastante diferentes, com as atividades no Lar das Vovozinhas, Instituto João XXIII, Francisclara, Apae e Casa do Pia.
Em matéria publicada no site da instituição, o reitor Miguel Sanches Neto afirmou que a iniciativa ajuda a combater os trotes perigosos. “Essa recepção aos calouros é muito bem-vinda em nossa instituição, é uma forma de combater todos os tipos de violência”, avalia o reitor.
A publicação também apresentou a impressão dos acadêmicos sobre a experiência. De acordo com a diretora geral da Atlética, Geovanna Stadler, além de ajudar famílias carentes, o trote solidário serve para ressignificar o papel dos veteranos na acolhida aos calouros. “A gente percebe que os calouros têm saído das ações com mais amizades e com o lado humano restaurado, algo que também é da Universidade, um lugar de desenvolvimento pessoal”, frisa Geovanna.
O acadêmico do quarto ano de Engenharia de Materiais e vice-presidente da Atlética, Henrique Munhoz, ressaltou que pensar nas questões sociais é uma característica importante da universidade pública. “Para além de bons profissionais, a Universidade forma bons cidadãos. A gente acaba devolvendo um pouco do que a universidade pública nos proporciona”, completa Henrique.

Selo Social
A parceria com a Prefeitura de Ponta Grossa, através da Secretaria da Família e Desenvolvimento Social, por meio do Selo Social, firmada no último dia 13, vai garantir que as famílias referenciadas pelo CRAS Santa Luzia recebam as 2,7 toneladas de alimentos arrecadados pelo Trote Solidário.
“A entrega será realizada no dia 31 de março. O CRAS Santa Luzia tem atualmente 3.802 famílias referenciadas, estando, em grande parte, em situação de vulnerabilidade social, com renda per capita mensal de até meio salário mínimo. As doações, com toda a certeza, serão muito bem-vindas, sendo complementares com os benefícios já repassados pelo CRAS.” revela a secretária Municipal da Família e Desenvolvimento Social e também presidente da Fundação de Assistência Social de Ponta Grossa, Tatyana Denise Belo.
Ao assinar o termo que oficializou compromisso com o município, a prefeita Elizabeth Schmidt enalteceu a importância da iniciativa. “O Trote Solidário é um grande avanço, nós temos as secretarias sociais para garantir que os alimentos arrecadados cheguem nas pessoas certas”, finaliza a prefeita.

Crédito fotos arrecadação alimentos: Jéssica Natal

Galeria de fotos: