FMS realiza ação alusiva ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial

11 meses atrás em 19 de maio de 2023 às 16:59, possui 324 visualizações até o momento

A Prefeitura de Ponta Grossa, através da Gerência de Saúde Mental da Fundação Municipal de Saúde (FMS), promoveu, nesta quinta-feira (18),  uma ação alusiva ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial. A atividade foi realizada no Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas, em Uvaranas, e contou com o apoio da Fundação Municipal de Assistência Social (FASPG), das Secretarias Municipais de Cultura e de Cidadania e Segurança Pública, além de representantes Ambulatório de Práticas Integrativas Complementares da Universidade Estadual de Ponta Grossa, IESOL – Feira de Economia Solidária, do Serviço de Obras Sociais e voluntários. 

De acordo com a presidente da Fundação Municipal de Saúde, Juliane Dorosxi, a articulação de ações como esta é muito importante no sentido de promover a reflexão sobre a saúde mental. 

“O cuidado com a saúde mental é de extrema importância e, cada dia mais, assume um papel central no bem-estar da população, Por isso, atividades como essa são essenciais para que possamos fortalecer o acolhimento dos pacientes junto à comunidade”, destaca. 

Segundo a coordenadora a gerente de Saúde Mental da Fundação Municipal de Saúde, Elaine Peclat Bastos, o objetivo da ação é promover uma reflexão sobre os direitos das pessoas que sofrem com transtornos mentais. “Todos têm direito fundamental à liberdade, além do direito de receberem cuidados sem que para isso sejam excluídas do convívio familiar e social”, aponta.

Atividades

Durante o evento, foram realizadas diversas atividades, incluindo uma demonstração de Taekwondo, cortes de cabelo, caminhada e uma apresentação da Banda Lyra dos Campos. Também foi disponibilizado o Cras Móvel para atendimento da comunidade. 

“A presença da unidade móvel facilita o acesso das famílias atendidas no Caps aos serviços ofertados no CRAS com informações sobre o Cadastro único, benefícios, projetos e políticas públicas voltadas ao fortalecimento de vínculos e assistência social como um todo”, comenta a presidente da Fundação Municipal de Assistência Social, Tatyana Belo.


Galeria de fotos:


Pular para o conteúdo Secured By miniOrange