Praça Marechal Floriano Peixoto

Esta praça por toda sua história e pelo conjunto de obras que apresenta, deve ser considerada como um monumento. Nela encontra-se o Obelisco aos Fundadores da Cidade, o Monumento ao Sesquicentenário, o Monumento à Bíblia e a Catedral de Sant’Ana.

Obelisco aos Fundadores e Monumento ao Sesquicentenário
O Obelisco foi erigido em homenagem aos fundadores da cidade, com as seguintes inscrições em uma placa de bronze:

15/09/1823 - Criação da Freguesia
07/04/1855 - Elevação a Vila
18/04/1876 - Elevação a Comarca

Este marco ficava antigamente no centro da praça, mas por ocasião do Sesquicentenário da Cidade de Ponta Grossa, foi transportado para a lateral da praça, dando lugar a um novo monumento, construído em comemoração aos 150 anos da elevação de Ponta Grossa a Freguesia.
            A construção, muito interessante, em forma de mural é o número 150. O número 1, é representado pelo obelisco central, sobre o qual encontra-se o mastro da bandeira principal; O número 5, feito em cimento armado, disposto como se estivesse desenhado no chão em alto relevo e, em cuja curvatura encontra-se o mural com desenhos em baixo relevo contando a história do desenvolvimento de Ponta Grossa, desde os habitantes indígenas até o progresso atual. Ainda neste mesmo mural, na parte superior do número 5 há uma placa de bronze onde consta o ano da elevação de Ponta Grossa a Freguesia em 1823-1973 (150 anos). Por trás desta placa está depositada uma urna de aço inox, que contém jornais, moedas, documentos, lista com o nome das autoridades civis, militares e eclesiásticas do dia 15 de setembro de 1973.
           Esta urna deverá ser aberta em 15 de setembro de 2023, ocasião em que a cidade completará dois séculos. O número 0 está representado por um jardim de formato redondo. Todo o monumento está num elevado no centro da praça. 

Localização: Praça Marechal Floriano Peixoto - Centro

Exibir mapa ampliado