O Vale-Gás foi criado pela atual gestão como um complemento do Programa Feira Verde, onde o munícipe pode trocar materiais recicláveis por um Cartão que dá direito a uma carga de Gás de Cozinha de 13 kg. O benefício é destinado a pessoas em situação de vulnerabilidade social residentes em Ponta Grossa e Distritos, mediante a realização de um cadastro. Podem se cadastrar famílias com renda de até 03 (três) salários mínimos. Desde o seu início em 2021, o programa fez a entrega de mais de 10 mil cargas de gás para famílias cadastradas, superando R$ 1 milhão investidos pela prefeitura.

Como se cadastrar?

O cadastro pode ser realizado pela internet, clicando aqui, ou nos pontos de troca do programa Feira Verde, que estarão percorrendo os bairros até o dia 29 de fevereiro. Quem preferir pode fazer o cadastro na Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento na Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, Av. Visconde de Taunay, nº 950 - 4º andar, levando os seguintes documentos:


Como posso saber se fui beneficiado?

O cadastro poderá consultado através do site https://smapa.pontagrossa.pr.gov.br/consultavalegas , ou através de contato telefônico nos seguintes números: 3220-100/ ramal 1246 ou 3220-100/ramal 2081.


Que tipo de material dá para trocar pelo Vale-Gás e quantos kg preciso levar?

São considerados materiais recicláveis: metal, plástico, vidro, papel e papelão. 1kg de material reciclável equivale a 1 ponto. Quando completar 20 pontos, que é o equivalente a 20 kg de recicláveis, o usuário poderá trocar pelo cartão Vale-Gás.


Mas se não conseguir juntar os 20 kg em uma vez só?

O munícipe terá a opção de levar quantos kg quiser no ponto de troca. Será gerada uma pontuação em um ticket de comprovação da quantidade levada.
O controle de pontos será registrado no sistema da Prefeitura, que poderá ser consultado pelo beneficiado através do site da Prefeitura.


Onde eu posso entregar os recicláveis?

A entrega deve ser feita nos pontos de troca do Feira Verde, conforme calendário pré-estabelecido.


Entreguei os 20 kg de recicláveis, como faço para pegar o gás?

A partir de 36 horas da efetivação da troca de recicláveis e possuindo créditos suficientes, poderá ligar para a distribuidora de gás pelo telefone 0800 643 0153 e solicitar a recarga. Após o pedido realizado, o botijão de gás 13 kg GLP será levado na casa do beneficiário em até 24 horas do pedido, ou pode ser retirado junto a distribuidora no endereço Rua Frederico Justus, 15 - Jardim Carvalho.
O beneficiado, obrigatoriamente deverá estar em posse do botijão vazio para a troca pela recarga do gás.


Quantas recargas são possíveis obter pelo Vale-Gás?

O munícipe beneficiado terá direito a duas recargas de gás, por ano. Além disso, a segunda recarga poderá ser solicitada após 45 dias da data da primeira.


O Vale-Gás pode ser comercializado ou trocado?

O Cartão - Gás de Cozinha é de caráter pessoal e intransferível, não podendo ser comercializado ou trocado. Caso seja utilizado de forma indevida, haverá a suspenção imediata do cadastro do beneficiado.