O Vale-Gás é um complemento do Programa Feira Verde, onde o munícipe poderá trocar materiais recicláveis por um Cartão Gás de Cozinha botijão 13 kg GLP, que dará direito a recargas. O benefício será destinado a pessoas em situação de vulnerabilidade social residentes em Ponta Grossa e Distritos. Ao todo, serão mais de 5.000 famílias atendidas, sendo parte delas referenciadas pela Fundação de Assistência Social de Ponta Grossa (FASPG), que participam do Programa de Benefício Eventual de Auxílio-Alimentação. A outra parte será por munícipes que se cadastraram pelo site.



Como posso saber se fui beneficiado?

Para quem realizou o cadastro através do site da Prefeitura ou foi cadastrado pelos CRAS da FASPG, poderá consultar a situação do seu cadastro informando seu CPF e data de nascimento através do link que já está no site, ou diretamente nos CRAS.
Em ambos os casos, a partir do dia 16 de setembro o beneficiado poderá se dirigir ao ponto de troca escolhido no caso de cadastros via site da Prefeitura ou determinado via CRAS levando o material reciclável.
Ao todo, serão 209 pontos de troca espalhados por toda cidade.
Quem optou pelo cadastro on-line e foi aprovado, deverá imprimir a autodeclaração e levar assinada no ponto de troca.
Os cadastros pela FASPG, não necessitam de autodeclaração.


Que tipo de material dá para trocar pelo Vale-Gás e quantos kg preciso levar?

São considerados materiais recicláveis: metal, plástico, vidro, papel e papelão. 1kg de material reciclável equivale a 1 ponto. Quando completar 30 pontos, que é o equivalente a 30 kg de recicláveis, o usuário poderá trocar pelo cartão Vale-Gás.


Mas se não conseguir juntar os 30 kg em uma vez só?

O munícipe terá a opção de levar quantos kg quiser no ponto de troca. Será gerada uma pontuação em um ticket de comprovação da quantidade levada.
O controle de pontos será registrado no sistema da Prefeitura, que poderá ser consultado pelo beneficiado através do site da Prefeitura.


Entreguei os 30 kg de recicláveis, como faço para pegar o gás?

O pedido do gás de cozinha para a distribuidora deverá ser realizado após 36 horas da efetivação da troca de recicláveis no ponto de troca. Após o pedido realizado, o botijão de gás 13 kg GLP será levada na casa do beneficiário em até 24 horas do pedido, ou pode ser retirado junto a empresa contratada.
O beneficiado, obrigatoriamente deverá estar em posse do botijão vazio para a troca pela recarga do gás.


Quantas recargas são possíveis obter pelo Vale-Gás?

O munícipe beneficiado terá direito a duas recargas de gás, por ano. Além disso, a segunda recarga poderá ser solicitada após 45 dias da data da primeira.


O Vale-Gás pode ser comercializado ou trocado?

O Cartão - Gás de Cozinha é de caráter informativo, pessoal e intransferível, não podendo ser comercializado ou trocado. Caso seja utilizado de forma indevida, haverá a suspenção imediata do cadastro do beneficiado.


O Vale-Gás tem validade?

Sim. O usuário deverá estar sempre atento a validade do cartão. Após a data de validade, não será possível receber a recarga do gás.


Quem não se cadastrou ainda poderá se cadastrar neste ano?

A Prefeitura abriu novamente o cadastro on-line, considerando os cadastros que não foram aprovados, por não cumprirem os requisitos exigidos. Desta forma, o munícipe interessado em realizar as trocas de recicláveis pela recarga de gás de cozinha, pode acessar o site da Prefeitura (pontagrossa.pr.gov.br). Para aqueles que não tem a acesso à internet podem se dirigir para qualquer unidade do Mercado da Família ou Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) para realização do cadastro.

Basta levar os documentos necessários para a efetivação: