Estação Paraná - Casa da Memória

ACERVO DE JORNAIS

ACERVO FOTOGRÁFICO

IMÓVEIS TOMBADOS

HISTÓRIA DAS RUAS DO MUNICÍPIO

HISTÓRIA DOS BAIRROS DO MUNICÍPIO

CASA DA MEMÓRIA

 

            Este edifício de estilo eclético, foi inaugurado em 1894, para ser sede da primeira Estação Ferroviária de Ponta Grossa. Servia de embarque e desembarque de passageiros, bem como para o transporte de cargas.

            Em 1906, depois da construção do terceiro prédio, a estação passou a abrigar a parte administrativa de rede até a década de 70, quando começaram a ser retirados os trilhos da área central da cidade.
            A importância desse edifício que foi tombado como Patrimônio Cultural do Paraná em 1990 está ligado à sua beleza arquitetônica e também por inaugurar na região o transporte ferroviário. Com a retirada dos trilhos do centro da cidade, a estação foi desativada e em 1995 foi inaugurada no local a Casa da Memória de Ponta Grossa.
            Este espaço é destinado a exposições e a preservação do acervo histórico-documental de Ponta Grossa e região, abriga a maior parte do acervo antigo do município, como jornais do início do século XX, documentos, biografias, pesquisas sobre casas e prédios de valor histórico e fotos. Também funciona no local, um núcleo de pesquisa sobre a história local e da região dos Campos Gerais.
 

Localização: Rua Benjamim Constant, 318 - ao lado da Estação Arte, no Parque Ambiental Manoel Ribas.
Horário de Visitação: segunda a sexta-feira das 9hs às 17hs.

Entrada: Gratuita
Telefone: (0**42) 3901-1584
E-mail: casadamemoria_pg@hotmail.com

Exibir mapa ampliado